Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo confirma alta de tarifas para carros elétricos e anuncia cota zero

Gecex mantém aumento de tarifas para veículos elétricos e recria cota zero para CKD/SKD, válida por seis meses a partir de 1º de julho, com limite de US$ 463 milhões

Fábrica de carros elétricos da BYD em Camaçari, na Bahia. Foto: Joá Souza/GOVBA
0:00
Carregando...
0:00
  • O Gecex manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos, e recriou uma cota de importação com alíquota zero para modelos CKD e SKD.
  • A medida vale por seis meses a partir de 1º de julho do próximo ano e estabelece um limite de US$ 463 milhões em veículos nos regimes CKD e SKD.
  • As tarifas para veículos SKD passam a ser de 35% a partir de julho; para CKD, 14% até o fim de 2026, subindo para 35% em janeiro de 2027.
  • A cota com imposto zerado permanece com o mesmo formato anterior; acima do limite, continuam valendo as tarifas previstas no cronograma.
  • O governo diz que a medida busca alinhamento da política comercial à renovação da frota e redução de emissões; a Anfavea critica, argumentando que pode prejudicar fabricantes nacionais e fornecedores.

O Gecex (Comitê-Executivo de Gestão da Camex) manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos. Também aprovou a recriação de uma cota de importação com alíquota zero para modelos desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). A medida vale por seis meses a partir de 1º de julho do próximo ano, com limite de US$ 463 milhões nesses regimes.

As tarifas para veículos eletrificados semidesmontados ficam em 35% a partir de julho. Para os modelos desmontados (CKD), a alíquota permanece em 14% até o fim de 2026 e deve subir para 35% em janeiro de 2027. A cota zerada acompanha o mesmo valor do mecanismo vigente até janeiro deste ano. Veículos eletrificados totalmente montados não integram essa regra.

O governo afirma que a medida busca alinhar a política comercial à renovação da frota, ao incentivo à inovação e à redução das emissões de carbono no setor automotivo. Segundo o Gecex, os veículos eletrificados ajudam a descarbonizar a cadeia automotiva brasileira e a adotar tecnologias mais sustentáveis.

A Anfavea reagiu de forma crítica, afirmou ter grande preocupação com a manutenção das cotas com alíquota zero. A associação aponta riscos para fabricantes instalados no país, trabalhadores e empresas nacionais de autopeças, citando impactos negativos sobre a produção local. Sindicatos e entidades do setor também destacaram efeitos adversos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais