Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Todas as unidades da federação aderem ao novo edital do Mais Médicos Especialistas

Todos os estados aderiram ao novo edital do Mais Médicos Especialistas, com 609 municípios participantes e 1.206 vagas para ampliar o atendimento especializado

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF
0:00
Carregando...
0:00
  • Todas as 27 unidades federativas aderiram ao edital do Mais Médicos Especialistas, com 609 municípios participantes.
  • Atualmente, 583 médicos especialistas já atuam no projeto em todas as regiões do país, sendo 48,7% no interior e 34% em áreas metropolitanas.
  • O edital prevê 1.206 vagas distribuídas em cinco regiões: norte (257), nordeste (446), centro-oeste (68), sudeste (361) e sul (74).
  • O objetivo é reduzir desigualdades no acesso à atenção especializada, diminuir o tempo de espera e ampliar a capacidade de diagnóstico precoce no SUS.
  • Os médicos selecionados recebem atualização clínica e cirúrgica, mentoria, imersões presenciais e atividades de educação a distância para fortalecer a atuação em regiões prioritárias.

Todas as 27 unidades federativas aderiram ao novo edital do Mais Médicos Especialistas, com 609 municípios participando. O objetivo é reforçar o SUS com médicos especialistas para áreas prioritárias, reduzindo tempo de espera por consultas, exames e procedimentos.

Atualmente, 583 médicos especialistas já atuam no projeto em todas as regiões do Brasil. Do total, 48,7% trabalham no interior e 34% em regiões metropolitanas, fortalecendo a assistência onde há maior carência de serviços.

Ao todo, o edital disponibiliza 1.206 vagas distribuídas nas cinco regiões: 257 no Norte, 446 no Nordeste, 68 no Centro-Oeste, 361 no Sudeste e 74 no Sul. A seleção mira ampliar o diagnóstico precoce e a capacidade de diagnóstico e tratamento.

Os participantes receberão atualização clínica e cirúrgica em áreas estratégicas, mentoria presencial e remota, além de imersões em serviços de referência e atividades de educação à distância. A iniciativa busca formação, fixação e atuação em áreas prioritárias.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, a adesão demonstra confiança dos gestores na política e a urgência de ampliar o acesso à atenção especializada. Ele destaca a mobilização entre União, estados e municípios.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais