- A Organização Mundial da Saúde afirmou que o risco do vírus Nipah é baixo na Índia, sem propagação observada.
- Segundo Anais Legand, do Programa de Emergências de Saúde da OMS, mais de 190 contatos das duas pessoas infectadas não testaram positivo nem apresentaram sintomas.
- A declaração foi feita durante entrevista coletiva em Genebra.
- Os dois pacientes infectados continuam hospitalizados e vivos.
Uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira (30) que o risco de propagação do vírus Nipah é baixo. A declaração foi feita por Anais Legand, do Programa de Emergências de Saúde da OMS, em Genebra. Os dois pacientes infectados na Índia continuam hospitalizados e vivos.
Legand informou que mais de 190 contatos das duas pessoas infectadas não tiveram resultado positivo nem apresentaram sintomas da doença. Segundo a OMS, o risco em nível nacional, regional e global é considerado baixo.
Detalhes da avaliação
A autoridade explicou que a avaliação atual não aponta transmissão entre contatos próximos. Os pacientes, cuja identidade não foi divulgada, permanecem sob tratamento hospitalar na Índia. Não foram divulgados novos casos no momento da coletiva.
Situação na Índia
A OMS segue monitorando possíveis desdobramentos e recomenda medidas de vigilância para evitar novas infecções. Todas as informações são parte de um monitoramento contínuo das autoridades indianas e da OMS, sem indicar mudanças no quadro até o momento.
Entre na conversa da comunidade