Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Programa federal forma 109 mil agentes de saúde e endemias em todo o país

Programa forma 109 mil agentes de saúde e endemias, atuando em 5,2 mil municípios e fortalecendo a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde

Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • O Ministério da Saúde finalizou a formação de 109 mil Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da segunda turma do programa Mais Saúde com Agente, atuando em 5,2 mil municípios das 27 unidades federativas.
  • Foram qualificados 81 mil agentes comunitários de saúde e 28 mil agentes de combate às endemias, com a participação de mais de 12 mil profissionais no processo (3,9 mil tutores, 8,3 mil preceptores e 100 assistentes locais e regionais).
  • O formato foi semipresencial, com carga horária de mais de 1,2 mil horas, duração de dez meses, 26 disciplinas, 40 teleaulas gravadas e quatro mil páginas de conteúdo técnico.
  • A formação incluiu disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades, com foco em aperfeiçoar o acolhimento à população e a atuação na Atenção Primária e na Vigilância em Saúde.
  • O governo federal vê expectativa de melhores indicadores de saúde e maior resolutividade dos serviços, fortalecendo o papel dos agentes e a integração com equipes multiprofissionais.

O Ministério da Saúde concluiu a formação de 109 mil agentes de saúde em todo o país, divididos entre Agentes Comunitários de Saúde ACS e Agentes de Combate às Endemias ACE. A segunda turma do programa Mais Saúde com Agente atuará em 5,2 mil municípios, distribuídos entre as 27 unidades federativas. O objetivo é fortalecer a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde com atendimento mais próximo das comunidades.

Ao todo, 81 mil ACS e 28 mil ACE foram qualificados. O processo mobilizou mais de 12 mil profissionais, incluindo 3,9 mil tutores, 8,3 mil preceptores e 100 assistentes locais e regionais. O formato semipresencial somou mais de 1,2 mil horas de carga horária ao longo de dez meses, distribuídas em 26 disciplinas e 40 teleaulas.

Nessa segunda edição, o curso foi ampliado com conteúdos sobre equidade e combate às desigualdades, buscando melhorar o acolhimento aos cidadãos. O governo federal espera indicadores aprimorados de Atenção Primária, com maior resolutividade e um olhar técnico aprimorado sobre informações coletadas nos territórios.

Participação e impactos

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destaca que a integração da educação permanente facilita a organização e atuação diária das equipes, com mais de 300 mil agentes qualificados nas duas turmas. A presidente da CONACS ressalta que a mobilização foi fundamental para superar obstáculos.

A agente Amanda Nunes afirma que a diplomação representa um divisor de águas na carreira, ampliando a atuação para além das visitas domiciliares e fortalecendo o elo entre população e equipes multiprofissionais. Já o agente Fernando dos Santos ressalta que o conteúdo metodológico permitiu atuação mais precisa no enfrentamento de problemas locais.

Para o Conasems, a formação fortalece a qualidade, eficiência e resolutividade da Atenção Primária nos municípios, reforçando o papel do conselho na promoção da educação em saúde. A reitora da UFRGS classifica o programa como instrumento de qualificação alinhado às políticas públicas de saúde.

Papel institucional e finalidade

O Mais Saúde com Agente é uma ação do Ministério da Saúde, executada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com o CONACS, a UFRGS, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e as Escolas de Saúde do SUS. A formação visa fortalecer o SUS, a Estratégia Saúde da Família e a Vigilância em Saúde nos territórios.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais