- Em 2025 foram confirmados 38 casos de sarampo no Brasil, sendo dois em São Paulo; não há surto no país.
- A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo emitiu alerta de maior risco de reintrodução da doença no verão, devido à temporada de cruzeiros no litoral.
- Recomenda-se vacinação com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ao menos quinze dias antes da exposição e buscar orientação médica se surgirem sintomas até trinta dias após a viagem.
- Medidas de prevenção incluem cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, higienizar as mãos com frequência, não compartilhar utensílios, evitar tocar o rosto, evitar aglomerações em locais fechados e manter ambientes ventilados.
- Embora haja casos confirmados, o Brasil mantém certificado de país livre da doença, com transmissão endêmica ausente e maioria dos casos de origem importada.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo emitiu alerta sobre o maior risco de reintrodução do sarampo neste verão, em função da temporada de cruzeiros com paradas no litoral paulista. O Brasil registrou 38 casos da doença em 2025, sendo dois em São Paulo; não há surto em curso.
Segundo a pasta, há circulação intensa de turistas e surtos ativos da doença em diferentes regiões do mundo, o que demanda vigilância contínua e atenção à situação vacinal da população. A orientação é vacinar com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ao menos 15 dias antes da exposição.
A SES destaca ainda medidas de prevenção para quem embarcar ou frequentar locais de grande aglomeração. Entre elas estão higiene respiratória, evitar compartilhar utensílios, lavar as mãos com frequência e manter ambientes bem ventilados. Em caso de sintomas até 30 dias após viagem, deve-se buscar atendimento médico e informar o histórico de deslocamento.
Entre na conversa da comunidade