- O governo de Honduras anunciou teletrabalho para servidores públicos nos dias 24 e 25 de agosto.
- A medida é uma resposta a um surto de Covid-19 e outras doenças respiratórias.
- Todas as agências do governo central e instituições descentralizadas devem adotar o trabalho remoto.
- O uso de máscaras em locais públicos, como aeroportos e unidades de saúde, também se tornou obrigatório.
- Até o momento, foram registradas 216 mortes por doenças respiratórias em 2023, com cinco atribuídas ao coronavírus.
O governo de Honduras anunciou a implementação do teletrabalho para servidores públicos nos dias 24 e 25 de agosto em resposta a um surto de Covid-19 e outras doenças respiratórias. A decisão foi comunicada pelo Ministério do Interior, que destacou um aumento significativo de casos e mortes relacionadas a essas condições de saúde.
O ministério informou que todas as agências do governo central e instituições descentralizadas devem adotar o trabalho remoto, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. As autoridades alertaram sobre um “aumento acelerado e sustentado” de doenças respiratórias, incluindo SARS-Covid-19, vírus sincicial respiratório e gripe. Embora não tenham divulgado números específicos de casos, a situação é considerada preocupante.
Além do teletrabalho, o governo também tornou obrigatório o uso de máscaras em locais públicos, como aeroportos e unidades de saúde. O chefe de Vigilância Epidemiológica, Lorenzo Pavón, mencionou que 216 mortes foram registradas neste ano devido a doenças respiratórias, com cinco delas atribuídas recentemente ao coronavírus.
As autoridades de saúde recomendam que a população retome práticas de higiene, como a lavagem frequente das mãos e o uso de desinfetantes. O governo enfatizou a importância de evitar aglomerações, relembrando as medidas adotadas durante os surtos anteriores de Covid-19. O teletrabalho, no entanto, não se aplica a empresas privadas, que continuam operando normalmente.
Entre na conversa da comunidade