Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Petrobras inaugura usina de energia solar em terminal no Pará

Transpetro investe R$ 3,2 milhões em usina solar em Belém e lança programa de sustentabilidade para reduzir consumo de água e emissões.

Usina solar no terminal de combustíveis da Transpetro em Belém. (Foto: Divulgação/Transpetro)
0:00
Carregando...
0:00
  • A Transpetro inaugurou sua segunda usina solar em Belém no dia 17 de julho de 2025, com investimento de R$ 3,2 milhões.
  • A usina possui potência de 300 kW e abastecerá o terminal de combustíveis da cidade.
  • Espera-se que a usina reduza as emissões de gases do efeito estufa em 30 toneladas por ano e gere uma economia de R$ 400 mil anuais na conta de energia.
  • A Transpetro também lançou o programa Terminal + Sustentável, que inclui um sistema de captação de água da chuva com capacidade para reaproveitar até 3,6 mil metros cúbicos por ano.
  • O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, ressaltou a importância da sustentabilidade nas operações da empresa, que busca ser 100% renovável em seus terminais.

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, inaugurou nesta quinta-feira (17) sua segunda usina solar em Belém, com um investimento de R$ 3,2 milhões. A nova usina, que possui potência de 300 kW, será responsável por abastecer o terminal de combustíveis da cidade, contribuindo para a redução de emissões e gerando economia na conta de energia.

A usina de Belém, que conta com 480 painéis fotovoltaicos instalados em uma área de 3.000 metros quadrados, deve reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 30 toneladas por ano e proporcionar uma economia de R$ 400 mil anuais na conta de energia elétrica. O terminal de Belém movimentou 2,3 milhões de metros cúbicos de combustíveis e derivados em 2024, recebendo produtos como diesel, gasolina e gás de cozinha.

Programa Terminal + Sustentável

Além da usina solar, a Transpetro lançou o programa Terminal + Sustentável, que inclui iniciativas para o reúso de água. Um sistema de captação de água da chuva foi instalado, com capacidade para reaproveitar até 3,6 mil metros cúbicos por ano. Um novo sistema, que será implementado até o final do ano, deverá aumentar essa capacidade em mais 1,3 mil metros cúbicos anuais, resultando em uma economia de 40% no consumo de água do terminal.

O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, destacou a importância da sustentabilidade nas decisões da empresa. O gerente executivo de Operação de Dutos e Terminais, Flavio Godinho, mencionou que a companhia estuda um modelo de auto-geração para o terminal de Coari (AM) e busca parcerias para projetos de geração de energia remota, visando atingir a meta de ser 100% renovável em seus terminais.

A iniciativa em Belém é vista como um passo importante para incentivar outras empresas na região a adotarem práticas de geração de energia renovável, especialmente em um contexto em que a capital paraense possui apenas 38 empreendimentos de micro e minigeração distribuída, segundo a Aneel.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais