Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Noruega lidera na adoção de veículos elétricos com políticas inovadoras

Noruega lidera a transição para veículos elétricos, com mais de 93% das vendas em 2025 e planos ambiciosos para ônibus e caminhões até 2030.

Os veículos elétricos Tesla Model Y da Oslo Taxi (L) e NIO ET5 da Nio Inc, uma fabricante chinesa de automóveis elétricos, circulam pela capital norueguesa, Oslo, em 27 de setembro de 2024. (Foto: Jonathan Nackstrand | Afp | Getty Images)
0:00
Carregando...
0:00
  • Em 2025, os veículos elétricos (EVs) representaram mais de 93% das vendas de novos carros na Noruega.
  • Oslo possui 40% de seus veículos totalmente elétricos, enquanto outras cidades têm uma média de 30%.
  • Desde 2010, a participação dos EVs nas vendas aumentou de menos de 1% para 88,9% em 2024.
  • O governo norueguês oferece isenções fiscais, descontos em taxas de rodovias e acesso a faixas de ônibus para incentivar a adoção de EVs.
  • A Noruega planeja ter ônibus elétricos até 2025 e 75% dos veículos pesados renováveis até 2030.

OSLO, Noruega — Os veículos elétricos (EVs) dominam o mercado automotivo norueguês, representando mais de 93% das vendas de novos carros em 2025. O país, conhecido por suas reservas de petróleo e gás, tem implementado políticas eficazes para incentivar a transição para a mobilidade elétrica, como isenções fiscais e investimentos em infraestrutura de carregamento.

A capital, Oslo, destaca-se com 40% de seus veículos sendo totalmente elétricos, enquanto em outras cidades, a média é de 30%. Christina Bu, secretária-geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos (NEVA), afirma que a mudança ocorreu rapidamente, resultando em ar mais limpo e um ambiente mais silencioso. Desde 2010, a participação dos EVs nas vendas totais aumentou de menos de 1% para 88,9% em 2024.

Incentivos e Infraestrutura

O sucesso da Noruega na adoção de EVs é atribuído a políticas de longo prazo e consistentes. A secretária de Estado no Ministério dos Transportes, Cecilie Knibe Kroglund, destaca que as isenções fiscais e a infraestrutura de carregamento são cruciais. O governo oferece isenção de IVA, descontos em taxas de rodovias e acesso a faixas de ônibus. Além disso, o país alcançou a marca de 10.000 estações de carregamento rápido.

Apesar do avanço, críticos questionam a equidade dos incentivos, que podem beneficiar mais os cidadãos de alta renda. A Noruega, que busca a neutralidade de carbono até 2030, enfrenta um dilema, pois sua economia ainda depende fortemente da exploração de combustíveis fósseis.

Futuro Sustentável

O governo norueguês planeja transitar completamente para ônibus elétricos até 2025 e tornar 75% dos veículos pesados renováveis até 2030. Kroglund ressalta que o setor de transporte é responsável por 30% das emissões, exigindo ações decisivas. A transição para veículos elétricos é vista como um passo essencial para enfrentar a crise climática, mesmo diante das contradições econômicas do país.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais