Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Cem pessoas morrem a cada hora devido à solidão, revela OMS

Relatório da OMS revela que solidão causa 871 mil mortes anuais, afetando principalmente jovens e exigindo ações urgentes para promover conexões sociais.

Prevalência da solidão é maior entre adolescentes e jovens adultos, aponta OMS (Foto: kieferpix/Adobe Stock)
0:00
Carregando...
0:00
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que a solidão causou cerca de 871 mil mortes anuais entre 2014 e 2019, o que representa 100 mortes por hora.
  • O relatório destaca que uma em cada seis pessoas sofre com a falta de conexão social, afetando especialmente os jovens.
  • Aproximadamente 20,9% dos adolescentes entre 13 e 17 anos relataram experiências de solidão.
  • A solidão está associada a riscos elevados de problemas de saúde, incluindo um aumento de 29% no risco de doenças cardíacas e 32% no risco de acidente vascular cerebral (AVC).
  • Apenas 4,1% dos Estados-membros da OMS possuem políticas específicas para combater a solidão, embora países como Japão e Reino Unido já tenham tomado iniciativas nesse sentido.

Novas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a solidão causou cerca de 871 mil mortes anuais entre 2014 e 2019, o que equivale a 100 mortes por hora. O relatório, publicado em junho, destaca a gravidade da falta de conexão social como uma ameaça à saúde global, afetando uma em cada seis pessoas.

Os dados mostram que a solidão atinge desproporcionalmente os jovens, com 20,9% dos adolescentes (13 a 17 anos) relatando essa experiência. A OMS alerta que a desconexão social na infância pode levar a problemas semelhantes na vida adulta. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatiza que, apesar das inúmeras formas de conexão disponíveis, a solidão se torna cada vez mais comum.

O relatório também aponta que a solidão está associada a riscos elevados de problemas de saúde, como 29% de aumento no risco de doenças cardíacas e 32% no risco de acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, adultos que se sentem frequentemente sozinhos têm mais do que o dobro do risco de desenvolver depressão.

Políticas de Conexão Social

Embora a OMS tenha identificado a solidão como um problema crescente, apenas 4,1% dos Estados-membros possuem políticas específicas para combatê-la. Países como o Japão e o Reino Unido já tomaram iniciativas, como a criação de um “Ministério da Solidão” e uma secretaria dedicada ao tema, respectivamente.

A falta de conexão social é um fenômeno complexo, com raízes evolutivas profundas. A necessidade de interação social foi crucial para o desenvolvimento humano, mas atualmente, essa desconexão pode levar a sérios problemas de saúde. A OMS convoca líderes a priorizarem a conexão social como uma questão de saúde pública, essencial para um mundo mais saudável e resiliente.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais