- Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) revela que a população brasileira não apresenta déficit proteico.
- A pesquisa aponta uma carência de frutas e verduras, com 78,6% dos adultos nas capitais não atingindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 400 gramas diárias desses alimentos.
- Historicamente, a nutrição no Brasil focou na ingestão de proteínas, frequentemente associada à pobreza.
- Os pesquisadores destacam que a ênfase no consumo de proteínas pode desviar a atenção do que realmente falta na dieta.
- O estudo, publicado na Revista de Saúde Pública, sugere a necessidade de redirecionar políticas de saúde para promover o consumo adequado de frutas e verduras.
Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) revela que a população brasileira não enfrenta déficit proteico, mas sim uma carência alarmante de frutas e verduras. A pesquisa indica que 78,6% dos adultos nas capitais não atingem a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 400 gramas diárias desses alimentos.
Historicamente, a discussão sobre nutrição no Brasil tem se concentrado na ingestão de proteínas, frequentemente associada à pobreza. No entanto, os pesquisadores da USP destacam que essa visão é limitada. “Há uma armadilha conceitual neste vínculo, que consiste em concentrar a atenção em um nutriente e não no conjunto do padrão alimentar”, afirmam os autores do estudo.
Entre 1990 e 2015, o Brasil registrou um aumento significativo no consumo de carne bovina e de aves. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2017 e 2018 mostram que menos de 3% dos 20% mais pobres da população apresentavam ingestão proteica insuficiente, conforme as diretrizes da OMS de 0,8 gramas por quilo de peso corporal.
Necessidade de Mudança de Foco
Os pesquisadores ressaltam que a ênfase no consumo de proteínas, impulsionada por tendências nas redes sociais e no universo fitness, pode desviar a atenção do que realmente falta na dieta dos brasileiros. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) reforça essa necessidade, evidenciando que a carência de frutas, legumes e verduras deve ser priorizada nas discussões sobre nutrição.
O estudo foi publicado na Revista de Saúde Pública e é fruto do trabalho da Cátedra Josué de Castro e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP. Os resultados indicam que é urgente redirecionar o foco das políticas de saúde e nutrição para a promoção do consumo adequado de frutas e verduras, essenciais para uma alimentação equilibrada.
Entre na conversa da comunidade