Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Exposição ‘O Feminino no Café’ destaca a contribuição das mulheres na história paulista

Exposição no Palácio dos Bandeirantes revela a importância das mulheres na produção cafeeira paulista entre 1870 e 1930. Visite até 17 de abril.

0:00
Carregando...
0:00

A exposição “O Feminino no Café: 1870-1930” começou no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e ficará aberta até 17 de abril. A mostra, que já passou por Santos, tem como objetivo mostrar a importância das mulheres na produção de café e sua influência na cultura e política do estado. Com painéis vermelhos, roupas de época e fotos antigas, a exposição revela uma parte esquecida da história de São Paulo, onde as mulheres eram frequentemente vistas como coadjuvantes. A mostra destaca a atuação de fazendeiras, colonas e patronesses, ressaltando que elas eram fundamentais na colheita e na produção de alimentos para a família. O texto da exposição menciona que o trabalho feminino muitas vezes não era reconhecido, mas era essencial para a sobrevivência das famílias. A curadora Rachel Vallego afirma que a exposição ajuda a conectar o passado com o presente, reconhecendo a participação das mulheres na economia e na sociedade paulista. A iniciativa é resultado de pesquisas feitas por uma equipe de mulheres do Museu do Café.

A exposição “O Feminino no Café: 1870-1930” estreia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta terça-feira (8) e ficará em cartaz até 17 de abril. A mostra, que já passou por Santos, busca destacar a importância das mulheres na produção cafeeira e sua influência na cultura e política do Estado.

Com painéis em vermelho escuro, roupas de época e fotos em preto e branco, a exposição revela uma parte esquecida da história paulista. O texto na entrada menciona que, por muito tempo, a presença feminina foi minimizada, relegando-as a papéis secundários na narrativa do café, que geralmente se concentra em figuras masculinas.

A mostra apresenta a atuação de fazendeiras, colonas e patronesses, enfatizando que as mulheres eram essenciais na colheita e na produção de subsistência. “Nosso trabalho era, muitas vezes, ocultado dentro da unidade familiar,” destaca o texto, ressaltando a importância do papel feminino para a sobrevivência e o sucesso das famílias.

A curadora do acervo do Palácio dos Bandeirantes, Rachel Vallego, afirma que a exposição conecta o passado ao presente, permitindo um reconhecimento da participação feminina na economia e na sociedade paulista. A iniciativa é resultado de pesquisas acadêmicas realizadas por uma equipe de mulheres do Museu do Café.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais