- O presidente dos EUA, Donald Trump, telefonou para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu nesta segunda-feira, 8, após os primeiros confrontos entre Israel e Irã desde o início do cessar-fogo de abril, segundo um funcionário da Casa Branca à AFP.
- O telefonema ocorreu em meio a relatos de irritação entre Trump e Netanyahu, após Trump ter chamado o premiê de “louco” em outro telefonema.
- Na noite, o Irã disparou mísseis contra Israel, que respondeu atingindo instalações militares iranianas, elevando temores de uma nova escalada.
- Trump publicou em Truth Social que Israel e Irã precisam parar imediatamente com os disparos.
- A Casa Branca confirmou a conversa entre Trump e Netanyahu, mas não divulgou mais detalhes.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ligou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta segunda-feira 8, após os primeiros confrontos entre Israel e Irã desde o início de um cessar-fogo em abril. A informação foi confirmada a AFP por um funcionário da Casa Branca.
A ligação ocorreu em meio a relatos de irritação entre Trump e Netanyahu, após Trump ter chamado o premiê de “louco” em outro telefonema recente, segundo a imprensa.
Na noite em questão, o Irã lançou mísseis contra Israel, que respondeu atacando alvos militares dentro da República Islâmica. O episódio elevou temores de uma nova escalada na região.
Trump também escreveu em Truth Social exigindo que Israel e Irã interrompam imediatamente os disparos, conforme nota o funcionário da Casa Branca, que confirmou a conversa entre os líderes sem detalhar o conteúdo do diálogo.
As informações destacam o esforço diplomático dos EUA para reduzir a tensão entre Israel e Irã após ataques de mísseis e retaliações militares, em meio a um cessar-fogo frágil vigente desde abril.
Entre na conversa da comunidade