- Mauro Vieira deve se encontrar com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Paris, durante as reuniões da OCDE nos dias 3 e 4 de junho.
- O encontro ganhou importância após o Escritório de Comércio dos EUA sugerir tarifa de 25% sobre produtos brasileiros, levando o tema para a pauta.
- Também está em discussão a decisão dos EUA de classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho como organizações terroristas.
- O governo brasileiro busca reverter a recomendação de barreira comercial e manter o diálogo técnico com os EUA; houve reunião de emergência do vice‑presidente Geraldo Alckmin.
- Há expectativa de novos contatos entre Lula e Trump e de reforço na interlocução entre Mauro Vieira e Marco Rubio como parte das tratativas.
O chanceler Mauro Vieira deve se encontrar com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Paris, nos próximos dias. O encontro ocorre durante as reuniões ministeriais da OCDE, programadas para 3 e 4 de junho na capital francesa. A agenda bilateral já vinha sendo discutida.
A pauta include a recente decisão dos EUA de classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas, além de avaliar um possível novo tarifaço proposto pelo Escritório de Comércio dos EUA (USTR), com tarifa geral de 25% sobre produtos brasileiros. O Brasil busca conter impactos e reverter a recomendação.
Nessa terça-feira, 2 de junho, o vice-presidente Geraldo Alckmin deu ordem a uma reunião de emergência com ministros para traçar estratégias de reação ao relatório do USTR. O Ministério da Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços destacou que setores de máquinas, equipamentos e plásticos seriam os mais atingidos.
Contexto diplomático
O governo brasileiro já avaliava, desde o anúncio, a possibilidade de retomar negociações com Washington para frear as medidas. A expectativa é manter diálogo técnico com os representantes americanos, visando impedir ou mitigar danos à economia brasileira.
Dinâmica interna e próximos passos
Pessoas ligadas à diplomacia apontam que há espaço político para negociações, com foco em evitar escalada protecionista. Também já se discute a possibilidade de novos contatos entre Lula e Trump, além de um encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio como parte do esforço de cooperação bilateral.
Entre na conversa da comunidade