Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Programação do 1º Fórum de Reitores Brasil-África é divulgada

1º Fórum de Reitores Brasil-África reúne reitores e autoridades em Brasília para ampliar cooperação acadêmica entre Brasil e África

Confira programação do 1º Fórum de Reitores Brasil-África
0:00
Carregando...
0:00
  • O 1º Fórum de Reitores Brasil-África começa em 25 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e segue até 27 de maio.
  • A abertura terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros como Leonardo Bianchi (Educação), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Margareth Menezes (Cultura), entre outros.
  • O evento é promovido pelo Ministério da Educação, pela Capes e pela Andifes, com apoio do Instituto Guimarães Rosa, para fortalecer a cooperação entre universidades brasileiras e africanas.
  • A programação reúne workshops, painéis, seminários e reuniões bilaterais, incluindo anúncio de novo programa da Capes para estudantes africanos e a leitura da Carta de Brasília no encerramento.
  • Haverá estandes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com projetos dos institutos federais de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, IFTM e IFPB.

A partir desta segunda-feira (25), o MEC realiza o 1º Fórum de Reitores Brasil-África. O encontro ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, até quarta-feira (27). Reitores de universidades brasileiras e africanas participam para fortalecer cooperação acadêmica internacional.

Entre os participantes da abertura, estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de Educação, Relações Exteriores, Cultura, Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Estudantes, representantes de instituições de ensino superior e de organismos de pesquisa integram o público.

O Fórum é organizado pelo MEC, pela Capes e pela Andifes, com apoio do Instituto Guimarães Rosa do MRE. O objetivo é ampliar parcerias entre universidades do Brasil e instituições africanas, fortalecendo a educação superior na região.

Programação inicial e objetivos

Na primeira manhã, além da abertura, haverá almoço com Lula e o anúncio de um novo programa da Capes para estudantes africanos. Estão previstos o painel Panorama das Relações Acadêmicas Brasil-África e seminários da iniciativa Universidade em Foco, além de reuniões bilaterais.

Na terça-feira, 26, ocorrem dois painéis sobre prioridades, potenciais e desafios das relações acadêmicas Brasil-África, além da apresentação de instituições públicas brasileiras. A agenda inclui ainda seminários paralelos e encontros bilaterais.

Na quarta-feira, 27, a programação traz seminários da Universidade em Foco, reuniões bilaterais e o painel Proposta e Encaminhamentos para as Relações Acadêmicas Brasil-África. O encerramento contempla a leitura e assinatura da Carta de Brasília e atividade cultural.

Estrutura e desdobramentos

O evento reunirá estandes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com projetos e protótipos de institutos federais de Minas Gerais, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e da Paraíba. A programação completa está disponível no portal do MEC.

Assessoria de Comunicação Social do MEC acompanha a cobertura, com informações da Assessoria Internacional do Ministério. O fórum visa consolidar acordos e expandir cooperação em educação superior entre o Brasil e países africanos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais