Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula recebe presidente da Bolívia para tratar comércio, infraestrutura e segurança

Brasília recebe Rodrigo Paz Pereira para ampliar cooperação econômica, infraestrutura e segurança na fronteira, com foco em transporte, energia e logística

Lula com Rodrigo Paz. Presidente boliviano estará em Brasília na segunda (16) (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz Pereira, nesta segunda-feira, às 10h, no Palácio do Planalto, com almoço no Itamaraty após o encontro.
  • A conversa deve tratar de acordos estratégicos em energia, infraestrutura, integração regional, turismo e questões das comunidades na faixa de fronteira.
  • O governo brasileiro aposta no avanço de projetos de infraestrutura e logística para facilitar o fluxo comercial entre os dois países.
  • Paz, que assumiu no fim de 2025, defende uma relação estratégica com o Brasil e vê a Bolívia como principal parceira econômica, buscando maior integração regional.
  • Também deverão ser retomados temas sobre corredores de transporte entre a Bolívia, portos brasileiros e o Pacífico, cooperação energética e ações conjuntas de segurança na região amazônica.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira, 16, às 10h, no Planalto, o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz Pereira, em visita oficial ao Brasil. O encontro prevê almoço entre as delegações no Palácio Itamaraty. O objetivo é tratar de acordos estratégicos em energia, infraestrutura, integração regional e turismo, além de questões ligadas a comunidades na fronteira.

Segundo o governo brasileiro, a reunião integra a agenda para fortalecer relações bilaterais e ampliar a cooperação econômica. O Planalto espera avanços em projetos de infraestrutura e logística para melhorar o fluxo comercial entre os dois países.

Rodrigo Paz, eleito no fim de 2025 pelo Partido Democrata Cristão, defende uma relação estratégica com o Brasil para ampliar a integração regional por meio de transporte, energia e comércio. A visita ocorre após encontros anteriores entre Lula e Paz em fóruns internacionais.

Detalhes da agenda

Entre os temas a serem retomados, está a possibilidade de corredores de transporte que conectem o território boliviano aos portos brasileiros e ao Pacífico. Paz tem dito que pretende transformar a Bolívia em ponte entre o Brasil e o Pacífico, fortalecendo o comércio com mercados asiáticos.

A pauta energética também será discutida, com histórico de cooperação no fornecimento de gás natural. Autoridades dos dois países avaliam novas parcerias e alternativas para diversificar a matriz energética brasileira.

Outros pontos incluem segurança e desenvolvimento na região amazônica, com cooperação entre forças de segurança na fronteira. O encontro também envolve representantes do setor empresarial brasileiro, em busca de oportunidades de investimento conjunto.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais