- A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou, com base em imagens de satélite, danos às portarias da Usina de Natanz (FEP) de enriquecimento de urânio, Irã, subterrânea.
- Segundo a AIEA, não há consequência radiológica prevista nem impactos adicionais no próprio FEP, que já tinha sido severamente danificado em junho.
- O FEP é uma das três instalações de enriquecimento de urânio conhecidas por operarem no momento dos ataques de EUA e Israel, em junho passado.
- As informações batem com avaliação do Instituto de Ciência e Segurança Internacional (ISIS), que informou que Natanz foi atingida no fim de semana.
- A AIEA informou que, mesmo com os danos, não houve efeito militar significativo relatado nem impacto adicional detectado na instalação.
Entradas da usina de enriquecimento de Natanz, no Irã, foram atingidas como parte dos ataques militares realizados por EUA e Israel, segundo a IAEA. A agência nuclear da ONU confirmou a informação nesta terça-feira, em Viena.
A área em questão fica na Natanz Fuel Enrichment Plant (FEP), subterrânea, uma das três unidades de enriquecimento conhecidas que estavam operando no momento dos ataques de junho contra instalações nucleares iranianas.
De acordo com imagens de satélite mais recentes, a IAEA aponta danos em edifícios de entrada da Natanz FEP. Não há consequência radiológica esperada e não houve impacto adicional identificado no próprio FEP, que já havia sido severamente atingido em junho.
Contexto e desdobramentos
A constatação da IAEA está alinhada com um estudo do Institute for Science and International Security, divulgado na segunda-feira, após Iran dizer que Natanz foi atingida no domingo. A IAEA destacou que os ataques não foram rotineiros nem de pequena escala.
Entre na conversa da comunidade