Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Menino de 5 anos detido pelo ICE em Minneapolis volta para casa

Menino de cinco anos detido pelo ICE em Minneapolis voltou para casa após libertação judicial, encerrando 12 dias sob custódia familiar e reacendendo o debate migratório

Liam Conejo Ramos, menino de 5 anos detido pelo ICE, foi solto após mais de uma semana detido. Foto: Handout / Columbia Heights Public Schools / AFP
0:00
Carregando...
0:00
  • Liam Conejo Ramos, menino de cinco anos, detido pelo ICE em Minneapolis em 20 de janeiro, voltou para casa após ser libertado no sábado.
  • Pai e filho ficaram doze dias em um centro de detenção para famílias migrantes no Texas, a cerca de 1.800 quilômetros de Minneapolis.
  • Um juiz federal ordenou a libertação de ambos no sábado, citando problemas com cotas diárias de expulsões e impactos traumáticos em crianças.
  • O caso ganhou ampla atenção internacional após a foto de Liam sob a custódia de uma agente de preto, com gorro azul e mochila.
  • Joaquín Castro informou pelo X que Liam já está em casa e que o pai o levou de volta a Minnesota neste domingo pela manhã.

O menino de cinco anos detido pelo ICE em Minneapolis, durante uma operação de imigração, voltou para casa neste fim de semana. A libertaçao foi anunciada neste domingo por um legislador, que confirmou que Liam Conejo Ramos já está em casa com o gorro e a mochila.

A detenção gerou ampla comoção pública, com protestos em Minnesota ao redor da foto do menino assustado durante a abordagem, em que ele aparece sendo segurado por uma figura encapuzada. A imagem ganhou repercussão internacional.

O ICE enfrenta críticas pela atuação, especialmente após a morte de dois manifestantes em janeiro em Minneapolis. Em narrativas oficiais, o episódio impulsionou debates sobre a política de expulsões e o impacto sobre famílias.

Desdobramentos judiciais

De acordo com o texto, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirmou que a detenção ocorreu após o pai do menino tentar fugir para evitar a prisão. Pai e filho ficaram 12 dias detidos em um centro de migrantes no Texas, a milhares de quilômetros de Minnesota.

Um juiz federal, em decisão proferida no sábado, ordenou a libertação de ambos. O magistrado criticou a política de cotas diárias de expulsões, apontando falhas na implementação e o trauma infligido a crianças.

Após a decisão, Liam e o pai foram libertados no sábado e, segundo o relato, receberam viagem de volta à Minnesota no domingo pela manhã. Joaquín Castro confirmou o retorno do menino à cidade.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais