- Novo caso positivo de hantavírus entre os espanhóis no cruzeiro Hondius foi confirmado; a pessoa está em quarentena no Hospital Central de la Defensa Gómez Ulla, em Madri.
- O caso é de um contato estreito identificado no acompanhamento epidemiológico iniciado após a detecção inicial do surto a bordo.
- Autoridades continuam monitorando os demais passageiros e tripulantes para identificar novos casos.
- O Hondius sofreu um surto de hantavírus que motivou medidas de controle e evacuação a bordo.
- Novo boletim deve ser divulgado em breve pelas autoridades de saúde.
O Ministério da Saúde informou a detecção de um novo caso positivo de hantavírus entre espanhóis que estavam viajando no cruzeiro Hondius. O grupo permanece em quarentena no Hospital Central de la Defensa Gómez Ulla, em Madrid. O caso corresponde a um contato estreito identificado durante o acompanhamento epidemiológico após o surto a bordo.
O paciente faz parte do grupo de espanhóis isolados no hospital desde a confirmação do surto. O rastreamento epidemiológico foi acionado após a identificação inicial do vírus no barco, com monitoramento de contatos próximos para interromper possíveis cadeias de transmissão.
O Hondius apresentou um surto de hantavírus a bordo, levando a medidas de vigilância entre passageiros e tripulação. A autoridades de saúde mantêm o monitoramento da evolução clínica dos pacientes e a atualização de informações conforme novos dados forem confirmados.
Contexto do surto
O acompanhamento visa identificar contatos identificados como estreitos, avaliar riscos adicionais e reforçar as ações de prevenção. O Ministério da Saúde informou que as informações são atualizadas conforme novas evidências surgem.
Entre na conversa da comunidade