Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ministério da Saúde adota método Wolbachia no DF e GO para combater a dengue

Nova biofábrica em Brasília produzirá mosquitos Wolbachia e pode reduzir em até 75% os casos de dengue na região.

Foto: Reprodução
0:00
Carregando...
0:00
  • O Brasil inaugurou uma nova biofábrica em Brasília para produzir mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia.
  • O evento ocorreu nesta terça-feira, dia 9 de setembro, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz Soares.
  • A biofábrica pode produzir até seis milhões de mosquitos por semana, beneficiando mais de 750 mil pessoas em Brasília e nas cidades goianas de Valparaíso e Luziânia.
  • O investimento do Ministério da Saúde foi de R$ 9,7 milhões, parte da Estratégia Nacional de Enfrentamento das Arboviroses.
  • A tecnologia Wolbachia já demonstrou reduzir em até 75% os casos de dengue no Brasil e em até 96% no Distrito Federal.

O Brasil avança no combate à dengue, zika e chikungunya com a inauguração de uma nova biofábrica em Brasília, realizada nesta terça-feira (9). O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz Soares. A unidade tem capacidade para produzir até 6 milhões de mosquitos Aedes aegypti inoculados com a bactéria Wolbachia por semana, beneficiando mais de 750 mil pessoas em Brasília e nas cidades goianas de Valparaíso e Luziânia.

O investimento do Ministério da Saúde na biofábrica foi de R$ 9,7 milhões, parte da Estratégia Nacional de Enfrentamento das Arboviroses. Dados recentes indicam uma redução de 75% nos casos de dengue em todo o Brasil entre 2024 e 2025, com uma queda ainda mais acentuada de 96% no Distrito Federal. Padilha ressaltou que esses resultados são um incentivo para continuar a conscientização da população e a vigilância contra a doença.

Tecnologia Wolbachia

A tecnologia Wolbachia, já utilizada em 16 cidades brasileiras, impede a replicação de vírus no organismo dos mosquitos, reduzindo a transmissão de doenças. Em Niterói, por exemplo, a estratégia resultou em uma diminuição de 88% nos casos de dengue. A nova biofábrica se junta a outras iniciativas, como a de Curitiba, que inaugurou a maior unidade do mundo em julho de 2025.

Os mosquitos produzidos na biofábrica serão distribuídos em 20 mil potinhos por meio de 26 viaturas e 52 servidores. A escolha dos municípios para receber a tecnologia é baseada em indicadores epidemiológicos, visando áreas com alta transmissão de arboviroses. O ministro Padilha também anunciou a parceria com o Instituto Butantan para desenvolver uma vacina 100% nacional contra a dengue.

Mobilização e Vigilância

Além da biofábrica, o Ministério da Saúde planeja um Dia D nacional de mobilização contra a dengue, com foco na conscientização nas escolas. A estratégia inclui o monitoramento dos dados sobre a situação do mosquito e a consolidação das informações epidemiológicas. A ampliação da tecnologia Wolbachia representa um avanço significativo nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e no combate às arboviroses urbanas, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais