- Em Guernsey, motoristas são incentivados a usar opções de transporte alternativas para reduzir emissões, com o governo buscando mudanças em rotas de ônibus.
- Em 2024, o transporte representou 37% das emissões da ilha, sendo o trânsito Rodoviário responsável pela metade desse total; as emissões totais caíram quase 4% no ano.
- O deputado Adrian Gabriel, presidente do Comitê de Meio Ambiente e Infraestrutura, sustenta que é necessário oferecer opções mais sustentáveis sem abandonar quem depende de veículo.
- O governo aponta que a utilização de carros elétricos vem crescendo, respondendo por cerca de 10% dos veículos rodoviários, com participação de híbridos e elétricos já significativa.
- O plano também busca alinhar a Guernsey com o Reino Unido na faseout da venda de novos veículos a gasolina e diesel até 2030, como parte do caminho para reduzir as emissões.
Guernsey busca reduzir emissões de transporte com alternativas ao veículo particular. O governo anunciou que em 2024 o transporte respondeu por 37% das emissões da ilha, sendo o trânsito rodoviário responsável pela metade desse total. Apesar disso, o overall de emissões caiu quase 4% ao longo do ano.
O deputado Adrian Gabriel, presidente do Comité de Meio Ambiente e Infraestrutura, destacou a importância do transporte para a economia local, mas reconheceu o desafio de reduzir as emissões. Ele enfatizou que há necessidade de opções mais sustentáveis, sem retirar a mobilidade das pessoas que dependem do carro.
Gabriel explicou que o governo está avaliando mudanças nas rotas de ônibus para incentivar modos alternativos de deslocamento. Segundo ele, a trajetória de neutralidade de carbono está em curso, com a política existente apontando para a meta intermediária de redução de 50% em relação aos níveis de 1990 até 2030.
Mudanças e incentivos
A autoridade também citou ações para incentivar o uso de veículos elétricos, que já representam cerca de 10% dos veículos rodoviários na ilha. Esse índice não inclui motos elétricas ou vans elétricas, o que amplia a participação de híbridos e EVs no total de circulação.
Gabriel sinalizou alinhamento com o Reino Unido na estratégia de eliminação gradual de veículos a gasolina e a diesel, prevista para 2030. A medida visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e ampliar opções de transporte menos emissivas.
Perspectivas e próximos passos
As autoridades ressaltam que a mudança de hábitos não depende apenas de maior oferta de transporte público, mas também de planejamento urbano que torne tais opções mais viáveis para a população. As informações apontam para continuidade de ajustes na política de mobilidade até alcançar as metas estabelecidas para 2030.
Entre na conversa da comunidade