Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Deputado pede que motoristas considerem outros meios de transporte

Guernsey incentiva uso de transportes alternativos para reduzir emissões do transporte, que somam 37% do total; transporte rodoviário representa metade desse índice

Deputy Adrian Gabriel from the States of Guernsey stood outside some shops and parked cars. He is looking straight at the camera and is smiling.
0:00
Carregando...
0:00
  • Em Guernsey, motoristas são incentivados a usar opções de transporte alternativas para reduzir emissões, com o governo buscando mudanças em rotas de ônibus.
  • Em 2024, o transporte representou 37% das emissões da ilha, sendo o trânsito Rodoviário responsável pela metade desse total; as emissões totais caíram quase 4% no ano.
  • O deputado Adrian Gabriel, presidente do Comitê de Meio Ambiente e Infraestrutura, sustenta que é necessário oferecer opções mais sustentáveis sem abandonar quem depende de veículo.
  • O governo aponta que a utilização de carros elétricos vem crescendo, respondendo por cerca de 10% dos veículos rodoviários, com participação de híbridos e elétricos já significativa.
  • O plano também busca alinhar a Guernsey com o Reino Unido na faseout da venda de novos veículos a gasolina e diesel até 2030, como parte do caminho para reduzir as emissões.

Guernsey busca reduzir emissões de transporte com alternativas ao veículo particular. O governo anunciou que em 2024 o transporte respondeu por 37% das emissões da ilha, sendo o trânsito rodoviário responsável pela metade desse total. Apesar disso, o overall de emissões caiu quase 4% ao longo do ano.

O deputado Adrian Gabriel, presidente do Comité de Meio Ambiente e Infraestrutura, destacou a importância do transporte para a economia local, mas reconheceu o desafio de reduzir as emissões. Ele enfatizou que há necessidade de opções mais sustentáveis, sem retirar a mobilidade das pessoas que dependem do carro.

Gabriel explicou que o governo está avaliando mudanças nas rotas de ônibus para incentivar modos alternativos de deslocamento. Segundo ele, a trajetória de neutralidade de carbono está em curso, com a política existente apontando para a meta intermediária de redução de 50% em relação aos níveis de 1990 até 2030.

Mudanças e incentivos

A autoridade também citou ações para incentivar o uso de veículos elétricos, que já representam cerca de 10% dos veículos rodoviários na ilha. Esse índice não inclui motos elétricas ou vans elétricas, o que amplia a participação de híbridos e EVs no total de circulação.

Gabriel sinalizou alinhamento com o Reino Unido na estratégia de eliminação gradual de veículos a gasolina e a diesel, prevista para 2030. A medida visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e ampliar opções de transporte menos emissivas.

Perspectivas e próximos passos

As autoridades ressaltam que a mudança de hábitos não depende apenas de maior oferta de transporte público, mas também de planejamento urbano que torne tais opções mais viáveis para a população. As informações apontam para continuidade de ajustes na política de mobilidade até alcançar as metas estabelecidas para 2030.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais