https://staging.portaltela.com

Breaking News

27 de jul 2025

Menos da metade dos vacinados contra dengue retorna para a 2ª dose necessária

Menos de 50% dos jovens completaram a vacinação contra a dengue no Brasil. O Ministério da Saúde busca soluções para aumentar a adesão.

Vacina Qdenga, usada na campanha de vacinação contra a dengue no Brasil (Foto: AFP)

Vacina Qdenga, usada na campanha de vacinação contra a dengue no Brasil (Foto: AFP)

Ouvir a notícia

Menos da metade dos vacinados contra dengue retorna para a 2ª dose necessária - Menos da metade dos vacinados contra dengue retorna para a 2ª dose necessária

0:000:00

Crianças e adolescentes que iniciaram a vacinação contra a dengue no Brasil enfrentam dificuldades para completar o ciclo. A campanha, que começou em 2024 com a vacina Qdenga, visa jovens de 10 a 14 anos em áreas prioritárias. No entanto, a adesão à segunda dose é alarmantemente baixa, com menos de 50% dos jovens retornando para a imunização em 13 estados.

Dados coletados pelo GLOBO mostram que, em 15 estados consultados, a maioria não alcançou a meta de vacinação. No Pará, por exemplo, apenas 12,3% do público-alvo recebeu a primeira dose. A situação é preocupante, pois estudos indicam que a aplicação de apenas uma dose pode não garantir a proteção necessária contra a dengue. A segunda dose deve ser aplicada com um intervalo mínimo de três meses da primeira.

Desafios na Campanha

Apenas o Rio de Janeiro e o Distrito Federal apresentaram taxas de retorno superiores a 50% entre os vacinados. No Rio, a cobertura foi de 67%, enquanto no DF foi de 53,8%. Estados como Amazonas, Alagoas e Ceará não forneceram dados sobre a vacinação. O Ministério da Saúde informou que, desde o início da campanha, foram aplicadas mais de 5,7 milhões de doses, sendo 4 milhões de primeiras doses e 1,7 milhão de segundas doses.

A baixa adesão é atribuída a diversos fatores, incluindo a falta de uma comunicação unificada e a interrupção da vacinação em escolas após reações alérgicas. O ministério ajustou as orientações, permitindo a vacinação em escolas apenas com estrutura adequada para emergências.

Estoque e Estratégias

Além da baixa adesão, o Ministério da Saúde enfrenta desafios na distribuição e manutenção do estoque da vacina. Atualmente, há mais de um milhão de frascos estocados. Para evitar desperdícios, a pasta autorizou a ampliação da faixa etária para vacinação em casos de frascos próximos ao vencimento. A estratégia de vacinação está em constante avaliação, conforme destacou Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

As primeiras remessas da vacina Qdenga chegaram ao Brasil em janeiro de 2024, com 1,32 milhão de doses doadas pela fabricante. O governo adquiriu 5,2 milhões de doses para 2024 e contratou mais 9 milhões para 2025, totalizando 15,5 milhões de frascos. A situação exige ações urgentes para aumentar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população jovem contra a dengue.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela