16 de jul 2025
Astrônomos registram pela primeira vez o nascimento de um sistema solar em imagens
Astrônomos observam pela primeira vez a formação de planetas em torno da proto estrela HOPS 315, a 1.300 anos luz da Terra.

Registros de formação de sistema planetário são inéditos e podem explicar formação no Sistema Solar (Foto: ALMA(ESO/NAOJ/NRAO)/M. McClure et al./Divulgação)
Ouvir a notícia:
Astrônomos registram pela primeira vez o nascimento de um sistema solar em imagens
Ouvir a notícia
Astrônomos registram pela primeira vez o nascimento de um sistema solar em imagens - Astrônomos registram pela primeira vez o nascimento de um sistema solar em imagens
Astrônomos realizaram a primeira observação do início da formação de planetas ao redor da proto estrela HOPS-315, localizada a 1.300 anos-luz da Terra, na Nebulosa de Órion. A descoberta, publicada na revista Nature, revela a presença de minerais cristalinos que indicam a solidificação no disco protoplanetário da estrela.
O sistema em formação foi analisado com os telescópios James Webb e ALMA, no deserto do Atacama, no Chile. A professora Melissa McClure, da Universidade de Leiden, destacou a importância da descoberta: "Identificamos o momento mais precoce em que a formação planetária se inicia ao redor de uma estrela diferente do nosso Sol." Os sinais químicos foram encontrados em uma região do disco, semelhante ao cinturão de asteroides do nosso Sistema Solar.
HOPS-315 é uma estrela jovem que possui um disco de gás e poeira onde os planetas se formam. Os pesquisadores observaram que minerais como o monóxido de silício estão começando a se aglomerar, formando estruturas sólidas que podem evoluir para planetas. A coautora Merel van 't Hoff, da Universidade Purdue, afirmou que "estamos vendo um sistema que se parece com o que o nosso Sistema Solar era quando estava apenas começando a se formar."
Os dados coletados pelo James Webb e ALMA indicam que o processo de solidificação está em seus estágios iniciais. Edwin Bergin, professor na Universidade de Michigan, ressaltou que "esse processo nunca foi observado antes em um disco protoplanetário — ou em qualquer outro lugar fora do nosso Sistema Solar." A descoberta oferece uma oportunidade única para entender as condições que podem ter levado à formação da Terra e seus vizinhos.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.