https://staging.portaltela.com

Breaking News

01 de ago 2025

Parlamentares dos EUA tentam impedir tarifas de Trump após encontro com brasileiros

Parlamentares dos EUA tentam barrar tarifas de Trump sobre produtos brasileiros, alegando motivação política e pressão sobre o STF.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos — Foto: Christopher Furlong / POOL / AFP/28/07/2025

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos — Foto: Christopher Furlong / POOL / AFP/28/07/2025

Ouvir a notícia

Parlamentares dos EUA tentam impedir tarifas de Trump após encontro com brasileiros - Parlamentares dos EUA tentam impedir tarifas de Trump após encontro com brasileiros

0:000:00

Parlamentares democratas dos Estados Unidos apresentaram propostas para barrar as tarifas sobre produtos brasileiros, anunciadas recentemente pelo ex-presidente Donald Trump. A iniciativa foi lançada no Senado, com tramitação prioritária, mas a votação deve ocorrer apenas em setembro, após o recesso parlamentar. O texto abrange todas as tarifas, sem especificar uma em particular.

Os senadores Jeanne Shaheen (New Hampshire), Tim Kaine (Virgínia), Chuck Schumer (Nova York) e Ron Wyden (Oregon) afirmaram que as tarifas têm motivação política e visam pressionar o Supremo Tribunal Federal do Brasil em processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os autores da proposta acusam Trump de abusar da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), que permite sanções em nome da segurança nacional, e de não ter respaldo legal para aplicar as tarifas ao Brasil.

"Estamos preocupados com essas tarifas sobre o Brasil, que estão sendo aplicadas para que o Supremo Tribunal Federal suspenda o processo contra Jair Bolsonaro", diz um trecho do documento. Esta não é a primeira tentativa do Senado americano de conter decisões unilaterais do ex-presidente. Em abril, uma resolução que revogava tarifas contra o Canadá foi aprovada, mas barrada na Câmara.

A comitiva de senadores brasileiros que esteve em Washington também se reuniu com outros parlamentares, como Martin Heinrich (Novo México) e Chris Coons (Delaware), que expressaram preocupação com as tarifas. Na Câmara, o deputado Gregory Meeks, membro sênior do Comitê de Relações Exteriores, planeja apresentar uma resolução para tentar derrubar as tarifas após o recesso. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que liderou a missão brasileira, destacou a importância do diálogo para avançar em outros pontos. Apesar da exclusão de itens como celulose e combustíveis, cerca de 36% das exportações brasileiras ainda são afetadas pelo tarifaço.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela