17 de jul 2025
Senado forma grupo com ex-ministros para negociar tarifas com os EUA
Comitiva do Senado brasileiro negocia redução de tarifa de 50% sobre produtos no EUA. Eduardo Bolsonaro pode se juntar ao grupo.

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no Palácio do Planalto. (Foto: Jorge William/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Senado forma grupo com ex-ministros para negociar tarifas com os EUA
Ouvir a notícia
Senado forma grupo com ex-ministros para negociar tarifas com os EUA - Senado forma grupo com ex-ministros para negociar tarifas com os EUA
O Senado brasileiro formou uma comitiva para negociar com os Estados Unidos a redução da taxação de 50% sobre produtos brasileiros, uma medida implementada durante a presidência de Donald Trump. A viagem ocorrerá entre os dias 29 e 31 deste mês.
Integrando o grupo, estão a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, e o senador Marcos Pontes (PL-SP), que foi ministro da Ciência e Tecnologia. Também fazem parte da comitiva o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), e os senadores Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG).
A criação da Comissão Temporária Externa para discutir as relações econômicas com os EUA foi aprovada recentemente pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente licenciado nos Estados Unidos, pode se juntar ao grupo em algumas agendas. Seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, defendeu que ele permaneça fora do Brasil, mesmo após o término do prazo regimental para seu afastamento, que se encerra neste domingo.
Eduardo Bolsonaro, que está licenciado desde março, afirmou que não renunciará ao seu mandato. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comentou que a decisão sobre o retorno de Eduardo não precisa ser imediata, ressaltando que ele ainda pode faltar às sessões após o prazo da licença.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.