16 de jul 2025
Polícia de SP captura suspeitos de golpe do falso advogado no Rio Grande do Sul
Polícia Civil do Rio Grande do Sul desmantela organização criminosa que aplicava golpes com falsos advogados. Três suspeitos foram presos em São Paulo.

A população é orientada a não fazer nenhuma transferência de dinheiro caso receba mensagens suspeitas (Foto: Karime Xavier - 4.abr.25/ Folhapress)
Ouvir a notícia:
Polícia de SP captura suspeitos de golpe do falso advogado no Rio Grande do Sul
Ouvir a notícia
Polícia de SP captura suspeitos de golpe do falso advogado no Rio Grande do Sul - Polícia de SP captura suspeitos de golpe do falso advogado no Rio Grande do Sul
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, na manhã de terça-feira (15), três suspeitos em São Paulo, envolvidos em uma organização criminosa que aplicava golpes de estelionato. As prisões ocorreram durante a segunda fase da Operação Falso Patrono, com o apoio da OAB e da Polícia Civil paulista. Um dos detidos é considerado o líder do grupo.
Os criminosos são acusados de utilizar falsos advogados para enganar vítimas, principalmente em casos relacionados a pagamentos de precatórios. Eles acessavam informações de processos judiciais e se apresentavam como representantes da Justiça, exigindo pagamentos antecipados de taxas e custas processuais. Os valores eram solicitados via Pix e direcionados a contas de "laranjas".
Durante a operação, foram cumpridas 17 ordens judiciais de busca e apreensão, resultando na apreensão de documentos e um veículo. O diretor do Departamento Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos do Rio Grande do Sul, Eibert Moreira, destacou que a tecnologia foi crucial para identificar 11 suspeitos e suas funções dentro da organização.
Um dos presos, de 24 anos, morador de Guarulhos, tinha a função de abordar as vítimas e facilitar a execução do golpe, utilizando contas de familiares para receber os valores. O grupo possuía uma cartilha com orientações sobre como abordar as vítimas e convencê-las a realizar os pagamentos.
A OAB/RS tem realizado campanhas educativas e alertas nas redes sociais para combater esse tipo de golpe. A entidade também estabeleceu um protocolo de cooperação com a Polícia Civil para melhorar a comunicação entre advogados e investigadores. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ressaltou a importância da parceria para desmantelar organizações que prejudicam a credibilidade da profissão e afetam diretamente os cidadãos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.