- O ministro da Saúde inaugurou o SAMU 192 em Uberlândia, Minas Gerais, tornando a cidade a única com mais de 200 mil habitantes sem o serviço e ampliando a cobertura do Triângulo Norte para 100% (1,3 milhão de pessoas).
- Foram entregues 11 ambulâncias, com investimento de R$ 4 milhões, mais R$ 5 milhões para custeio anual do SAMU na região.
- Também ocorreram entregas do Novo PAC Saúde e do programa Agora Tem Especialistas, totalizando R$ 16,5 milhões e 27 veículos (20 micro-ônibus e sete vans), levando o total de veículos do país a 382.
- Os novos equipamentos contemplam 26 municípios, além de fortalecimentos para a Atenção Primária com três Unidades Odontológicas Móveis e 36 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde em 28 municípios, incluindo Uberlândia.
- Ainda na agenda, houve assinatura de portaria habilitando 75 leitos (R$ 9,7 milhões) e investimentos para modernização do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC‑UFU) e para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), com 8 leitos iniciais e previsão de 30 leitos de UTI.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou o SAMU 192 em Uberlândia (MG), a primeira cidade com mais de 200 mil habitantes a contar com o serviço na região. A medida leva cobertura total ao Triângulo Norte, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em 27 municípios.
A passagem do SAMU para a operação ocorre com a posse da nova sede do Consórcio CISTRI/SAMU. Ao todo, 11 ambulâncias já foram entregues, com investimento de 4 milhões de reais, além de 5 milhões para custeio anual. A região passa a ter atendimento de urgência de forma mais rápida.
Entregas do Novo PAC Saúde e do programa Agora Tem Especialistas também marcaram a visita. Em Uberlândia, o ministro anunciou 16,5 milhões de reais em investimentos, incluindo 27 veículos para o programa, entre micro-ônibus e vans, ampliando o transporte para consultas e exames.
Ao todo, 26 municípios serão atendidos pelos novos veículos, entre eles Araporã, Campina Verde, Patrocínio, Araxá, Uberaba e Uberlândia. Além do transporte, a ação prevê 3 Unidades Odontológicas Móveis e 36 equipamentos para UBS em 28 municípios, incluindo Uberlândia.
O ministro acompanhou a carreta oftalmológica do Agora Tem Especialistas, com capacidade para 200 atendimentos diários. O equipamento realiza consultas e cirurgias de catarata, integrando o plano nacional que já atendeu mais de 90 mil pessoas e realizou mais de 247 mil procedimentos.
Durante a agenda, Padilha assinou a habilitação de 75 leitos com investimento de 9,7 milhões de reais. Destinados ao HC-UFU, 42 leitos de enfermaria; à Maternidade Municipal, 32 leitos de UTI e um de urgência. O Ministério destinou 80,5 milhões para modernizar o HC-UFU.
A modernização incluirá equipamentos de última geração, como ressonância magnética com IA, tomógrafos, mamógrafo, radares e arcos cirúrgicos. Os recursos visam ampliar diagnósticos e agilizar intervenções em casos de infarto, fortalecendo o hospital como referência.
Foi inaugurada ainda a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), com oito leitos iniciais e previsão de ampliar com 30 leitos de UTI. A unidade busca oferecer atendimento integral a pacientes críticos, consolidando a rede de MG.
No HC-UFU, Padilha lançou a Oferta de Cuidados Integrados em Saúde Bucal para mulheres em situação de violência. A iniciativa amplia diagnósticos, tratamentos e reabilitação, com inclusão de novos procedimentos na Tabela SUS financiados pelo FAEC.
Minas Gerais recebeu equipamentos para fluxo digital em prótese dentária, além de 63 itens odontológicos, incluindo impressora 3D. O ministro destacou a ampliação da odontologia na gestão, com atuação de equipes de saúde bucal em 30 mil UBS no país.
Na ocasião, Padilha homenageou sanitaristas com a Carteira Nacional de Sanitaristas, marcando a regulamentação da profissão e fortalecendo políticas públicas. A solenidade reforçou a atuação de profissionais na gestão de respostas sanitárias.
Entre na conversa da comunidade