Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Claudia Raia aborda menopausa e critica médicos retrógrados

Claudia Raia critica médicos retrógrados sobre menopausa e defende reposição hormonal em painel no Iguatemi Talks

Claudia Raia fala sobre menopausa — Foto: Quem
0:00
Carregando...
0:00
  • Claudia Raia participou do Iguatemi Talks, em São Paulo, no painel “Menopausa Sem tabu: Novas Narrativas Sobre Corpo e Saúde”, nesta terça-feira (23).
  • Ela falou sobre a vivência do climatério, iniciada há quase dez anos, aos 59 anos.
  • A atriz trouxe a experiência para o palco do espetáculo Cenas da Menopausa, ao lado do marido Jarbas Homem de Mello.
  • Ela é mãe de Luca, fruto do casamento com Jarbas, além de Enzo Celulari e Sophia Raia, nascidos de união anterior com Edson Celulari.
  • Claudia criticou médicos retrógrados e a resistência à reposição hormonal, defendendo a necessidade de orientação médica e derrubar o tabu.

O Iguatemi Talks, em São Paulo, recebeu nesta terça-feira o painel Menopausa Sem tabu: Novas Narrativas Sobre Corpo e Saúde. Claudia Raia participou do debate, ao lado de especialistas, para falar sobre a experiência da menopausa e os estigmas ainda presentes na sociedade. O objetivo foi ampliar o entendimento sobre o tema e incentivar o acesso a cuidados médicos.

A atriz, de 59 anos, relatou o início do climatério há quase uma década e mencionou a repercussão desse período em sua vida pessoal e profissional. Ela integrou o elenco do espetáculo Cenas da Menopausa ao lado do marido, Jarbas Homem de Melo, casal que ampliou a discussão sobre o tema com a vida familiar.

Raia destacou a importância de derrubar tabus ainda existentes, observando que embora 2026 tenha chegado, muitas mulheres ainda enfrentam desconhecimento sobre a própria saúde. Ela citou a negligência histórica com a saúde da mulher e o impacto disso na pesquisa e no tratamento.

Mudança no debate sobre menopausa

A atriz afirmou que houve avanços, mas que grande parte da comunidade médica permanece reticente à reposição hormonal. Segundo ela, a imposição de novos padrões de saúde feminina ainda enfrenta resistência entre profissionais de saúde. O painel ocorreu durante o Iguatemi Talks, em um shopping de São Paulo.

Raia reforçou que a menopausa não deve ser tratada como problema isolado, e sim como fase natural que requer orientação médica adequada. Ela enfatizou que a procura por assistência de qualidade é fundamental para reduzir impactos físicos e psicológicos.

O evento buscou reunir especialistas, profissionais da saúde e artistas para ampliar o diálogo público. Participantes discutiram caminhos para aperfeiçoar o acesso a informações, tratamentos e políticas de cuidado com mulheres em climatério.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais