- Ryan Zinke, republicano de Montana e ex‑secretário do Interior de Donald Trump, anunciou que não disputará a reeleição para um quinto mandato na Câmara, citando problemas de saúde.
- Em carta aos eleitores, ele informou ter passado por várias cirurgias nos últimos anos e aguarda novas intervenções por ferimentos de atuação militar; a condição não é fatal, mas requer recuperação.
- A decisão pode abrir espaço para que os democratas disputem e, possivelmente, conquistem a vaga em um estado que se deslocou mais para a direita nos últimos anos.
- Zinke foi eleito para a Câmara em dois mil e quatorze, tornou‑se secretário do Interior em dois mil e dezessete e saiu em dois mil e dezoito; venceu novamente em dois mil e vinte e dois e dois mil e vinte e quatro.
- Diversos democratas já tinham se apresentado para a disputa, incluindo o ex‑candidato a governador Ryan Busse e o organizador sindical Sam Forstag; o governador Greg Gianforte elogiou Zinke como “campeão de Montana”.
Ryan Zinke, republicano de Montana, anunciou que não buscará a reeleição para o Congresso dos EUA. A decisão foi anunciada em meio a preocupações de saúde e após avaliações médicas, conforme carta aos eleitores.
Zinke, que já ocupou o cargo de secretário do Interior no governo Trump, afirmou ter passado por várias cirurgias nos últimos anos. Ele disse que enfrentará novos procedimentos relativos a lesões militares, sem detalhar o diagnóstico.
A saída abre espaço para uma disputa no chalé da Casa Branca para a cadeira no Congresso em Montana. A composição do eleitorado no estado vem mudando nos últimos anos, com a legenda republicana ganhando força.
Contexto político e candidatura
Antes de ser eleito para a Câmara em 2014, Zinke serviu na legislatura de Montana. Em 2017, foi nomeado secretário do Interior, mas renunciou em 2018 devido a investigações de ética. Em 2022, venceu em distrito recém criado no oeste de Montana, e repetiu vitória em 2024.
Durante o mandato no Interior, Zinke promoveu a agenda de exploração de recursos naturais do governo. Ele defendeu a extração de petróleo e gás e também apoiou áreas de conservação. Em 2023, liderou propostas para excluir terras públicas de um orçamento republicano, alinhando-se com parte de seu partido.
Diversos democratas já haviam demonstrado interesse em concorrer em novembro, incluindo o ex-candidato a governador Ryan Busse e o sindicalista Sam Forstag. O governador Greg Gianforte qualificou Zinke como “campeão de Montana” em nota pública.
Entre na conversa da comunidade