- Sargento Samuel de Araújo Lima, da Polícia Militar de Pernambuco, foi punido com três dias de detenção disciplinar por usar um bigode considerado fora do padrão.
- A punição ocorreu no início deste ano após ele ser autuado por descumprimento do regulamento interno da corporação durante serviço extraordinário, em dezembro do ano passado.
- O sargento, que atua na Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur) e tem mais de 35 anos de carreira, recorre da decisão.
- A PMPE informou que a sanção é administrativa e não o afasta do serviço, destacando que houve direito de defesa e contraditório no processo.
- O regulamento apontado pela PM é o SUNOR nº 068/2020, que estabelece padrões de apresentação pessoal; o advogado do sargento disse que ele desconhecia a alteração de 2020.
O sargento Samuel de Araújo Lima, da PMPE, foi punido com três dias de detenção disciplinar no início deste ano por usar um bigode considerado fora do padrão pelo regulamento interno. A punição foi comunicada pela PM nesta terça (27) à CNN Brasil.
O militar, com mais de 35 anos na Polícia Militar de Pernambuco, atua atualmente na CIATur (Companhia Independente de Apoio ao Turista). O supervisor que identificou a irregularidade foi uma capitã da PM durante serviço extraordinário em dezembro do ano passado.
Segundo o advogado Tiago Reis, o bigode de Lima ultrapassou a linha inferior permitida pelo regulamento. Ele afirma que o sargento usa o visual há décadas e nunca havia sido questionado.
Regime disciplinar e defesa
A PMPE informou que a punição é de caráter administrativo e não afasta o militar do serviço ativo, assegurando contraditório e ampla defesa no processo. O sargento aguarda notificação formal e mantém o recurso em andamento.
O regulamento SUNOR nº 068/2020 estabelece padrões de apresentação pessoal para todos os militares, incluindo o tamanho do bigode. O advogado afirma que Lima desconhecia a alteração normativa de 2020, sem orientação prévia sobre o tema.
Entre na conversa da comunidade