- Petrobras e Pemex assinaram um memorando de entendimento para explorar oportunidades de exploração e produção de petróleo e gás, em cerimônia no Rio de Janeiro.
- O acordo não fica restrito ao México e pode ocorrer em outras partes do mundo, incluindo Brasil e países africanos.
- A parceria prevê cooperação técnica e estratégica, troca de conhecimento, uso de tecnologias e potenciais empreendimentos conjuntos em áreas de águas profundas, campos maduros e pré-sal no Golfo do México.
- A iniciativa foi apresentada como forma de fortalecer a soberania energética dos dois países, alinhada com a agenda de integração regional defendida pela dupla.
- O relacionamento inclui desenvolvimento de refino com a Pemex e envolve a Braskem como parceira relacionada no México, com foco na produção petroquímica e consumo de gás.
Magda Chambriard, CEO da Petrobras, e Juan Carlos Carpio, CEO da Pemex, assinaram nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, um memorando de entendimento para explorar oportunidades de petróleo e gás. A parceria visa desenvolver projetos de exploração e produção entre as empresas.
Segundo Chambriard, o acordo não fica restrito ao México e pode se expandir para outras regiões, incluindo Brasil e África. Ela destacou que as duas estatais compartilham o objetivo social e adotam uma abordagem de ganha-ganha.
Carpio afirmou que a colaboração está alinhada com a agenda de integração regional defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A parceria pretende fortalecer capacidades energéticas de ambos os países.
A reunião reforçou o papel de Petrobras e Pemex como referências da indústria energética na América Latina, destacando a troca de conhecimento, tecnologias e melhores práticas entre as companhias.
O objetivo é avaliar, desenvolver e executar conjuntamente projetos de exploração e produção. As atividades podem incluir águas profundas, campos maduros e potenciais no pré-sal no Golfo do México.
Chambriard mencionou que já discutiu com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, a possibilidade de olhar com novos olhos a porção mexicana do Golfo. Novas tecnologias deverão sustentar a visão.
Ainda, a executiva citou o desenvolvimento do refino com a Pemex e mencionou a Braskem como parceira local no México, com atuação e consumo de gás para petroquímica.
Carpio ressaltou que a parceria representa uma nova etapa entre Brasil e México, com potencial para fortalecer a soberania energética dos dois países.
A cerimônia reforçou a visão de colaboração entre as empresas para ampliar portfólios e compartilhar ativos, experiência técnica e projetos de alto valor agregado na região.
Entre na conversa da comunidade