- O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou que renunciará ao cargo após dois anos no poder, em razão da queda de popularidade.
- A saída abre espaço para o atual prefeito de Manchester, Andy Burnham, tentar o cargo de premiê após conquistar assento no Parlamento na semana passada para lançar sua candidatura.
- As indicações para a disputa pela liderança do Partido Trabalhista ficarão abertas de 9 de julho até 1º de setembro, com Starmer permanecendo no cargo até a conclusão do processo.
- O vencedor da disputa interna ao Partido Trabalhista assumiria o posto de primeiro-ministro sem a necessidade de novas eleições gerais.
- A saída de Starmer representa o quinto premiê britânico desde 2022, evidenciando uma fase de instabilidade política.
Keir Starmer anunciou sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, após dois anos no poder e queda de popularidade. O planalto afirma que o novo governo do Partido Trabalhista deve ser nomeado até setembro, sem novas eleições gerais.
A possível candidatura à liderança fica com Andy Burnham, prefeito de Manchester, que recentemente garantiu assento parlamentar para incentivar a_postura de candidatura. A retirada aumenta a rotatividade no governo britânico desde 2022.
A saída marca o quinto premiê britânico desde 2022 e abre espaço para mudanças significativas no sistema político. Starmer disse que, diante da pergunta sobre a qualificação para liderar nas próximas eleições, aceitou a resposta do grupo parlamentar.
Plano de liderança e cronograma
Indicações para a disputa pela liderança serão abertas em 9 de julho e encerradas em 1º de setembro. Starmer permanecerá no cargo até a conclusão do processo, assegurando uma transição ordeira do poder.
O vencedor da disputa assumiria o cargo de primeiro-ministro sem a necessidade de novas eleições gerais, segundo o anúncio oficial. Mais detalhes sobre o cronograma devem ser divulgados pelo partido.
Entre na conversa da comunidade