- O candidato de esquerda à Presidência da Colômbia, Iván Cepeda, pediu calma aos apoiadores após a vitória da direita de Abelardo de la Espriella e pediu que o presidente eleito não o ameace.
- Cepeda perdeu o segundo turno por menos de um ponto percentual para o milionário advogado que se autodenomina “El Tigre”.
- Milhares de pessoas foram às ruas em Bogotá e Cali protestar contra a vitória da extrema-direita, com movimentos que queimaram bandeiras dos Estados Unidos e entraram em choque com a polícia.
- Cepeda afirmou ter mantido o talante e pediu comportamento exemplar neste momento.
- Em Barranquilla, De la Espriella prometeu tomar medidas caso Cepeda incitasse a violência, ao responder a críticas durante a campanha.
Iván Cepeda, candidato da esquerda à Presidência da Colômbia, pediu calma aos apoiadores após protestos contra a vitória de Abelardo de la Espriella, representante da extrema direita. O pleito ocorreu no segundo turno.
Cepeda perdeu por menos de um ponto percentual para o advogado milionário que se autodenomina El Tigre, consolidando uma disputa acirrada. A confirmação ocorreu no fim de semana.
Milhares se concentraram em Bogotá e Cali para protestar, com queimadas de bandeiras dos EUA e confrontos entre manifestantes e a polícia de choque. Não houve registro de feridos graves até o momento.
Cepeda reiterou a necessidade de manter a calma e o comportamento exemplar durante o desdobramento político. O candidato afirmou ainda que não receberia ameaças durante o processo.
Desdobramentos
Em Barranquilla, de la Espriella, eleito pela primeira vez, dirigiu ao rival uma mensagem de desafio, após vencer as urnas. O tom foi de alerta, com elogios à força de sua candidatura.
As autoridades mantêm vigilância para evitar agravamento de tensões. Não houve confirmação de novas manifestações em outras cidades neste momento.
Entre na conversa da comunidade