- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o ministro da Educação, Camilo Santana, deixará o governo federal para se dedicar às articulações eleitorais no Ceará.
- Lula afirmou que Camilo não deve concorrer ao governo do Ceará, mas irá participar da campanha no estado.
- A declaração foi feita durante cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília.
- O presidente disse que muitos integrantes do governo devem se afastar para a campanha de outubro e que é necessário cumprir o que já foi aprovado.
- Participaram do ato os governadores da Paraíba, Piauí, Mato Grosso, Ceará, Sergipe e Tocantins.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o ministro da Educação, Camilo Santana, deixará o governo federal para focar na campanha eleitoral no Ceará. A declaração ocorreu durante a entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília.
Lula disse que Camilo não deve concorrer ao governo do Ceará, mas que participará da campanha no estado. O presidente mencionou que muitos ministros devem se afastar para disputar as eleições de outubro e que a prioridade é cumprir o que já foi aprovado.
Ao comentar políticas de educação, Lula afirmou que governar envolve escolhas, inclusive de redistribuição de recursos, para atender prioridades. Também mencionou a necessidade de manter o equilíbrio orçamentário, com foco em ações já aprovadas.
Participantes e desdobramentos
Estiveram presentes governadores de vários estados: João Azevedo (PSB, Paraíba), Rafael Fonteles (PT, Piauí), Mauro Mendes (União, Mato Grosso), Elmano de Freitas (PT, Ceará), Fabio Mitidieri (PSD, Sergipe) e Wanderlei Barbosa (Republicanos, Tocantins).
A ordem do evento sinaliza continuidade de articulações políticas no cenário estadual, com Camilo Santana atuando de forma mais voltada às candidaturas locais. Não houve anúncio de novas mudanças ministeriais no curto prazo.
Entre na conversa da comunidade