- Flávio Bolsonaro criticou Lula por não comparecer à cerimônia de posse do novo presidente do Chile, José Antonio Kast.
- Lula não compareceria; ida estava prevista para hoje à noite e o Planalto confirmou que o chanceler Mauro Vieira representará o Brasil.
- A decisão de enviar o representante foi tomada na noite anterior; a agenda oficial de Lula ainda não havia sido publicada.
- O Chile deveria receber o primeiro encontro entre Lula e Flávio desde o lançamento da candidatura do senador; o presidente argentino Javier Milei também confirmou presença, e a reunião entre eles não foi anunciada.
- Lula já se reuniu com Kast no Panamá, em janeiro, e o objetivo da viagem era fortalecer relações com países próximos, independentemente de posições políticas; Lula foi convidado para a posse de Boric em 2022, mas não compareceu.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou o presidente Lula (PT) por não comparecer à posse do novo presidente do Chile, José Antonio Kast, que deve ocorrer amanhã. A declaração foi dada em entrevista à Band, onde o parlamentar afirmou que Lula “transborda intolerância” e que a ausência não afeta o Brasil.
A ida de Lula estava prevista para hoje à noite, com o governo brasileiro confirmando presença às autoridades chilenas e enviando equipes de segurança e comunicação. O Planalto confirmou que o chanceler Mauro Vieira representará o Brasil; a decisão foi tomada na noite anterior, sem explicações oficiais.
Na viagem ao Chile, também está confirmada a presença do presidente argentino, Javier Milei. Não há confirmação oficial de reunião entre Lula e Milei. O encontro com Kast, anunciado para o Panamá em janeiro, marcaria o retorno de Lula a contatos com governos alinhados à direita na região.
O contexto incluiu ainda o histórico de Lula e Kast. Em dezembro, o pré-candidato abriu uma rodada de viagens para buscar interlocutores da direita, incluindo países da América Latina. Em maio de 2022, Boric convidou Lula para a posse, mas o petista decidiu não comparecer; Dilma Rousseff esteve presente.
Entre na conversa da comunidade