- O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deixou clarificado que deixará o cargo em 2 de abril para disputar o Senado por Pernambuco.
- O anúncio ocorreu durante uma cerimônia de investimentos em 11 aeroportos brasileiros, incluindo Congonhas, em São Paulo.
- Costa Filho disse que Lula já tem nomes em mente para substituí-lo e sugeriu que o ocupado passe a ser um servidor que já integra a gestão, citando o secretário-executivo Tomé Franca.
- Ainda haverá conversas antes da definição, com a bancada do Republicanos, empresários do setor portuário e aeroportuário e entidades do ramo.
- A saída de ministros deve provocar uma debandada na Esplanada, com cerca de 20 ministros deixando os cargos para disputar as eleições; o cenário envolve ainda planos de ampliar a força do governo no Senado a partir de 2027.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), deixará o cargo em 2 de abril para concorrer ao Senado por Pernambuco. O anúncio foi feito nesta manhã durante uma cerimônia de investimentos em 11 aeroportos brasileiros, incluindo Congonhas, em São Paulo.
Costa Filho afirmou que o presidente Lula já avalia nomes para a substituição e que o cargo deve ficar com um servidor da atual gestão. O secretário-executivo, Tomé Franca, figura entre as opções citadas.
O ministro ressaltou que ainda haverá conversas com a bancada do Republicanos, além de representantes do setor portuário e aeroportuário. O objetivo é chegar a um acordo antes da confirmação da substituição.
Próximos passos
Segundo Costa Filho, Lula ponderou a importância do Senado a partir de 2027. Ele mencionou a possibilidade de articulação com o bloco do governo e com entidades do setor para consolidar a transição. Outros ministros também devem deixar seus cargos para disputarem eleições.
Entre na conversa da comunidade