- Jean Wyllys aceitou o convite do PT para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições deste ano, articulado pela direção da sigla.
- A decisão foi tomada em reunião com o presidente do PT, Edinho Silva, na segunda-feira, dia 9.
- A articulação contou com o movimento Um Outro Congresso é Possível, que defende renovação parlamentar, com a participação da filósofa Márcia Tiburi.
- Wyllys afirmou ter relutado, mas que decidiu em defesa da democracia diante de o que chama de nova expressão do fascismo global; ele retornou ao país após anos no exterior em função de violência política.
- Ele retornou ao Brasil em junho passado, durante o julgamento do TSE que condenou Jair Bolsonaro à inelegibilidade, e disse ter garantias de retaguarda oferecidas pelo PT.
O ex-deputado Jean Wyllys aceitou o convite do PT e disputará uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições de 2026. A decisão foi selada em reunião com o presidente da sigla, Edinho Silva, na segunda-feira 9.
A articulação foi conduzida pelo movimento Um Outro Congresso é Possível, que reúne artistas, empresários, intelectuais e ativistas de esquerda e centro-direita em defesa da renovação parlamentar. A filósofa Márcia Tiburi participou do encontro.
Wyllys disse ter relutado por dois meses, mas sentiu responsabilidade com o país e a democracia diante de um cenário político tenso. Ele lembrou as garantia de apoio dadas pelo PT, que asseguram retaguarda durante a campanha.
O ex-deputado, que foi reeleito pelo Rio de Janeiro e renunciou em 2019 para viver fora do país, retornou ao Brasil em junho passado. O retorno ocorreu durante o julgamento no TSE que culminou na inelegibilidade de Jair Bolsonaro.
Contexto da Candidatura
O movimento reforça a atuação de Wyllys na nível nacional, com foco na articulação de políticas progressistas. A candidatura também visa ampliar a presença do campo progressista no Congresso.
Entre na conversa da comunidade