- Marcos Rocha deixou o União Brasil e se filiou ao PSD na sexta-feira (30).
- Com a adesão dele, o PSD passa a ter seis governadores, liderando o ranking de estados sob administração de partidos.
- Rocha não disputará o Senado em 2026 e deixará o cargo de governador de Rondônia em janeiro de 2027.
- O senador Ronaldo Caiado também chegou ao PSD recentemente e foi anunciado como presidenciável pela sigla, segundo o líder Gilberto Kassab.
- Outros pré-candidatos do PSD à Presidência são Ratinho Júnior, do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, deixou o União Brasil e se filiou ao PSD nesta sexta-feira, 30. A mudança acompanha Ronaldo Caiado, governador de Goiás, que já tinha migrado ao PSD na terça-feira, 27. O movimento aumenta a presença do PSD entre os chefes de Estado.
Rocha afirma ter aceitado o convite de Kassab, Ratinho Junior e Caiado para atuar na sigla e buscar continuidade do trabalho em Rondônia. Ele não disputará o Senado e pretende indicar candidatos a estaduais e federais no estado.
O PSD passa a ter seis governadores, liderando o ranking de governadores entre as siglas nacionais. Caiado foi apresentado como pré-candidato à presidência pelo partido, que atualmente conta também Ratinho Junior e Eduardo Leite como outras opções.
Movimentação no PSD e perspectivas
A filiação de Rocha ocorreu pouco depois da chegada de Caiado ao PSD, anunciada pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. A comunicação oficial ressaltou o núcleo de liderança do partido na cena nacional.
Rocha foi eleito governador de Rondônia em 2022 com apoio de Jair Bolsonaro. Seu mandato tem previsão de encerrar em janeiro de 2027, após oito anos no governo do estado, segundo informações estaduais.
Sobre as eleições de 2026, Rocha negou a pré-candidatura ao Senado e destacou a disponibilidade para apoiar políticas públicas no estado e no país. Em entrevista à Record News, ele citou a possibilidade de concorrer novamente no futuro.
Entre na conversa da comunidade