Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula publica nota sobre Holocausto após acusação de antisemitismo por Flávio

Lula publica nota em memória das vítimas do Holocausto após Flávio Bolsonaro acusá-lo de antissemita em Israel

Lula afirmou que o autoritarismo, o discurso de ódio e o preconceito contruíram "essa grande tragédia do século XX". (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma nota em memória às vítimas do Holocausto.
  • A manifestação ocorreu horas depois de Flávio Bolsonaro acusar Lula de antissemita durante evento em Israel.
  • Flávio Bolsonaro, acompanhado de Eduardo Bolsonaro, participou da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo no Knesset, em Israel.
  • A nota de Lula enfatiza a lembrança dos horrores do Holocausto, o autoritarismo, o discurso de ódio e a defesa dos direitos humanos e das instituições democráticas.
  • Flávio Bolsonaro afirmou, ao final do discurso, que “o próximo presidente brasileiro não será persona non grata em Israel”; Lula já havia sido declarado persona non grata pelo governo israelense em 2024.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quarta-feira uma nota em memória das vítimas do Holocausto. A mensagem veio minutos depois de Flávio Bolsonaro ter acusado o presidente de antissemita durante um evento em Israel.

Flávio Bolsonaro, senador pelo PL do Rio de Janeiro, participou da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo no Knesset, o Parlamento de Israel, acompanhado do apoiador Eduardo Bolsonaro. A fala do senador provocou reação internacional.

Em 2024, Lula já havia sido declarado persona non grata pelo governo israelense, após comparar a ofensiva militar de Israel contra o Hamas às mortes ocorridas no Holocausto. A nova nota de Lula reforça compromisso com direitos humanos e democracia.

A íntegra da nota ressalta a necessidade de reconhecer os horrores do século XX, evitar autoritarismos, discursos de ódio e preconceito étnico e religioso, além de defender a convivência pacífica e as instituições democráticas para as futuras gerações.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais