- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma nota em memória às vítimas do Holocausto.
- A manifestação ocorreu horas depois de Flávio Bolsonaro acusar Lula de antissemita durante evento em Israel.
- Flávio Bolsonaro, acompanhado de Eduardo Bolsonaro, participou da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo no Knesset, em Israel.
- A nota de Lula enfatiza a lembrança dos horrores do Holocausto, o autoritarismo, o discurso de ódio e a defesa dos direitos humanos e das instituições democráticas.
- Flávio Bolsonaro afirmou, ao final do discurso, que “o próximo presidente brasileiro não será persona non grata em Israel”; Lula já havia sido declarado persona non grata pelo governo israelense em 2024.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quarta-feira uma nota em memória das vítimas do Holocausto. A mensagem veio minutos depois de Flávio Bolsonaro ter acusado o presidente de antissemita durante um evento em Israel.
Flávio Bolsonaro, senador pelo PL do Rio de Janeiro, participou da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo no Knesset, o Parlamento de Israel, acompanhado do apoiador Eduardo Bolsonaro. A fala do senador provocou reação internacional.
Em 2024, Lula já havia sido declarado persona non grata pelo governo israelense, após comparar a ofensiva militar de Israel contra o Hamas às mortes ocorridas no Holocausto. A nova nota de Lula reforça compromisso com direitos humanos e democracia.
A íntegra da nota ressalta a necessidade de reconhecer os horrores do século XX, evitar autoritarismos, discursos de ódio e preconceito étnico e religioso, além de defender a convivência pacífica e as instituições democráticas para as futuras gerações.
Entre na conversa da comunidade