Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Gleisi critica Galípolo por Selic a 15% e afirma que está errado

Gleisi Hoffmann critica a Selic de 15% e afirma que o governo pode avançar o fim da jornada 6×1 em 2026; Cortes no Centrão já realocam indicações a aliados

A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais. Foto: Gil Ferreira/SRI-PR
0:00
Carregando...
0:00
  • Gleisi Hoffmann criticou a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano, apontando que a elevação prejudica o desenvolvimento econômico; a avaliação foi feita em entrevista ao SBT News, citando Campos Neto e Galípolo.
  • Ela afirmou que o Banco Central está mais atento às pressões do setor financeiro e deixou de atender demandas do setor produtivo.
  • A ministra informou que o governo discute o fim da jornada de trabalho 6×1, com expectativa de avançar o tema em 2025 e possível aprovação em 2026.
  • Sobre o Centrão, Gleisi confirmou que o corte de cargos já está em andamento para realocar indicações a aliados que apoiem o governo, sem poupar apadrinhados que votam contra.
  • A expectativa é que as demissões estejam concluídas até o final desta semana.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano durante entrevista ao SBT News na noite de ontem. Ela apontou que essa taxa elevada, iniciada sob a gestão de Roberto Campos Neto, continua sob a administração de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula. Gleisi afirmou que a taxa é “estratosférica” e prejudicial ao desenvolvimento econômico do Brasil.

A ministra também destacou que o Banco Central está mais atento às pressões do setor financeiro, deixando de lado as demandas do setor produtivo. “O setor produtivo também tinha que pressionar o Banco Central”, enfatizou. A crítica à política monetária se insere em um contexto de reavaliação do governo sobre sua base aliada, especialmente em relação ao Centrão.

Fim da jornada 6×1

Além das críticas à Selic, Gleisi confirmou que o governo está discutindo o fim da jornada de trabalho 6×1, com a expectativa de avançar nas discussões em 2025 e possivelmente aprovar a mudança em 2026. “Acredito que a gente avance se houver um grande debate no ano que vem”, declarou.

Corte de cargos no Centrão

A ministra também anunciou que o corte de cargos indicados pelo Centrão já está em andamento. Gleisi deixou claro que nenhum apadrinhado de parlamentares que votam contra o governo será mantido. “Quem quer ficar com o governo, tem que ficar no governo”, afirmou. Essa reorganização visa realocar as indicações para aliados que apoiam o governo, sem caracterizar uma retaliação. A expectativa é que as demissões sejam finalizadas até o final desta semana.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais