Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Prefeito aprova aumento na taxa de iluminação pública em nova lei sancionada

Prefeito Eduardo Paes sanciona aumento na taxa de iluminação pública, gerando polêmica e representação de inconstitucionalidade por vereador

Vista da cidade iluminada do Mirante do Pedrão, entre Laranjeiras e Santa Marta, em Botafogo (Foto: Reprodução)
0:00
Carregando...
0:00
  • O prefeito Eduardo Paes sancionou um projeto que altera as regras da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).
  • Consumidores residenciais podem ter aumento de até 40%, enquanto grandes consumidores podem enfrentar acréscimos superiores a 1.000%.
  • A medida foi aprovada na Câmara Municipal com 36 votos a favor e 11 contra.
  • O vereador Pedro Duarte anunciou que apresentará uma representação de inconstitucionalidade, alegando que a proposta fere a vedação constitucional do “não confisco”.
  • A nova legislação isenta consumidores que utilizam até 120 kWh por mês, mas gerou descontentamento pela falta de justificativas claras para os aumentos.

O prefeito Eduardo Paes sancionou um projeto que altera as regras de cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Com a nova legislação, os consumidores residenciais podem enfrentar um aumento de até 40%, enquanto grandes consumidores poderão ter um acréscimo superior a 1.000%. A medida, que já gerava controvérsias, foi aprovada na Câmara Municipal com 36 votos a favor e 11 contra.

O vereador Pedro Duarte, do partido Novo, anunciou que apresentará uma representação de inconstitucionalidade contra a nova lei no Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Segundo Duarte, a proposta fere a vedação constitucional do “não confisco”, uma vez que o aumento da Cosip pode mais do que dobrar o impacto nas contas de luz dos cidadãos. Ele destacou que o Fundo Municipal de Iluminação Pública registrou um superávit de R$ 70 milhões em 2024, questionando a necessidade de mais tributações.

A nova legislação isenta consumidores que utilizam até 120 kWh por mês, mas a falta de justificativas claras por parte da prefeitura para os aumentos gerou descontentamento. Duarte criticou a ausência de cálculos de impacto econômico e defendeu que a população, o comércio e a indústria não devem arcar com mais encargos financeiros. A proposta, que recebeu sete emendas, foi discutida em duas votações na última terça-feira, 9 de setembro.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais