- O Exército do Nepal assumirá o controle da segurança nacional após a renúncia do primeiro-ministro K.P. Sharma Oli.
- A decisão ocorre em meio a distúrbios que resultaram em 25 mortes e no incêndio do Parlamento.
- O Exército alertou sobre saques e danos a propriedades, prometendo enviar tropas para restaurar a ordem.
- O presidente do Nepal fez um apelo à paz, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou preocupação com a situação.
- Vários países vizinhos emitiram alertas de segurança para seus cidadãos no Nepal devido à escalada da violência.
O Exército do Nepal anunciou nesta terça-feira, 9 de setembro, que assumirá o controle da segurança nacional após a renúncia do primeiro-ministro K.P. Sharma Oli. A decisão ocorre em meio a distúrbios violentos que resultaram em 25 mortes e no incêndio do Parlamento. A instituição militar declarou que, a partir das 22h, tomará medidas para restaurar a ordem e proteger a população.
Em comunicado, o Exército alertou que grupos estão se aproveitando da instabilidade para realizar saques e causar danos a propriedades públicas e privadas. As forças de segurança estão preparadas para agir se os ataques não cessarem. O chefe do Estado-Maior do Exército, Ashok Raj Sigdel, enfatizou a importância da responsabilidade coletiva dos nepaleses em manter a harmonia e proteger os interesses do país.
O presidente do Nepal também fez um apelo à paz e à estabilidade, enquanto líderes de agências de segurança pediram calma a todos os envolvidos. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou sua preocupação com a situação, lamentando as perdas de vidas e incentivando os nepaleses a promoverem a paz.
Vários países vizinhos emitiram alertas de segurança para seus cidadãos no Nepal, diante da escalada da violência e da incerteza política. O Exército reavaliará a situação após o envio das tropas e emitirá novas declarações conforme a evolução dos acontecimentos.
Entre na conversa da comunidade