Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

USP reafirma soberania do Brasil em carta contra intimidação de Trump

Lideranças e organizações se mobilizam na USP para defender a soberania do Brasil frente a pressões externas e tarifas dos EUA.

Foto: Reprodução
0:00
Carregando...
0:00
  • Lideranças do Direito e representantes de mais de 150 organizações se reuniram na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 25 de julho de 2025.
  • O ato foi em defesa da soberania nacional, em resposta às tarifas elevadas sobre produtos brasileiros anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
  • Uma carta pública foi elaborada, criticando intervenções externas e reafirmando a independência do Brasil nas relações internacionais.
  • O documento foi lido pela pesquisadora Cida Bento e assinado por um Comitê de Defesa da Soberania Nacional, com a presença de figuras como o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
  • Mais de 8 mil assinaturas foram coletadas em apoio à causa, refletindo descontentamento com as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

Lideranças do Direito e representantes de mais de 150 organizações da sociedade civil se reuniram nesta sexta-feira, 25, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, para um ato em defesa da soberania nacional. O evento foi uma resposta às recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou tarifas elevadas sobre produtos brasileiros.

A mobilização resultou na elaboração de uma carta pública, lida pela pesquisadora Cida Bento, destacando a importância da independência do Brasil nas relações internacionais. O documento foi assinado por um Comitê de Defesa da Soberania Nacional e criticou as intervenções externas que ameaçam a autonomia do país. Entre os participantes estavam figuras proeminentes como o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Os signatários da carta enfatizaram que o Brasil orienta suas relações internacionais pelos princípios constitucionais, como a não intervenção e a igualdade entre as nações. “Exigimos o mesmo respeito que dispensamos às demais nações”, afirmaram, repudiando qualquer forma de intimidação que busque subordinar a liberdade do Brasil como nação democrática.

Além disso, a carta abordou as acusações de Trump sobre a suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ressaltando que os processos judiciais no Brasil são conduzidos com base em provas e garantias constitucionais. O evento também contou com a presença de movimentos sociais, como o MST e a CUT, que reforçaram a necessidade de união em defesa da soberania nacional.

Ao final do ato, mais de 8 mil assinaturas foram coletadas em apoio à causa, demonstrando um forte descontentamento com as relações diplomáticas entre Brasil e EUA. A mobilização reflete um crescente sentimento de resistência contra as pressões externas e a defesa da autonomia do país.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais