Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Câmeras nas fardas da PM de SP vão identificar rostos e placas de veículos

Polícia Militar de São Paulo ampliará uso de câmeras corporais para 15.000 unidades, incluindo reconhecimento facial e leitura de placas.

Câmeras corporais da PM de SP terão novos recursos (Foto: Arte UOL)
0:00
Carregando...
0:00
  • A Polícia Militar de São Paulo possui atualmente mais de 8.000 câmeras corporais em operação, com planos de aumentar para 12.000 em breve.
  • A partir de 2026, a corporação implementará câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas, totalizando 15.000 equipamentos.
  • O uso das câmeras será obrigatório em operações de grande porte e em comunidades vulneráveis.
  • Um acordo do Supremo Tribunal Federal determina que o governo estadual aumente o número de câmeras em 25%.
  • O Centro de Operações da Polícia Militar poderá acionar as câmeras remotamente, e um sistema automático via Bluetooth será implementado para reativar gravações.

A Polícia Militar de São Paulo está se preparando para uma ampliação significativa no uso de câmeras corporais. Atualmente, a corporação já conta com mais de 8.000 câmeras em operação, com um plano de expansão que deve elevar esse número para 12.000 nos próximos meses. A partir de 2026, novas câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos serão implementadas, aumentando o total para 15.000 equipamentos.

Essas câmeras, conhecidas como COPs, terão melhor conectividade e maior autonomia de bateria. Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a nova tecnologia deve aumentar a probabilidade de prisão de suspeitos, contribuindo para a restrição da mobilidade criminal. O uso das câmeras será obrigatório em operações de grande porte e em comunidades vulneráveis, visando a restauração da ordem pública.

Um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano estabelece que o governo estadual deve aumentar o número de câmeras em 25%. A SSP informou que, além do acionamento manual pelos policiais, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) poderá acionar as câmeras remotamente durante grandes operações. O governo também se comprometeu a implementar um sistema de acionamento automático via Bluetooth, garantindo que as gravações sejam reativadas automaticamente caso o policial interrompa a gravação manualmente.

Para garantir o uso adequado dos novos equipamentos, a Polícia Militar de São Paulo também irá fortalecer seu Programa de Capacitação. A expectativa é que essa nova fase de implementação traga melhorias significativas na segurança pública do estado.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais