Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula convoca a esquerda a mobilizar votos para deputados e senadores em 2026

Lula pede mobilização da esquerda para aumentar a representação no Congresso e atender demandas de estudantes por mais investimentos em educação.

0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiânia.
  • Lula destacou a necessidade de mobilização da esquerda para aumentar a representação no Congresso Nacional, onde a esquerda perdeu força nas últimas eleições.
  • Ele questionou a baixa quantidade de deputados do Partido dos Trabalhadores, que possui apenas setenta representantes, e a representatividade de outros partidos de esquerda.
  • Durante o evento, estudantes pediram mais investimentos em educação e melhorias como a implementação do bandeijão e o fim da escala 6×1.
  • Lula reafirmou a importância de estabelecer metas claras para as próximas eleições e garantir que as propostas da esquerda sejam discutidas e aprovadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, durante o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiânia, a importância da mobilização da esquerda para as eleições de 2024. A esquerda não possui mais a maioria no Congresso Nacional, e Lula enfatizou que é necessário conquistar mais representantes para aprovar as pautas desejadas.

Lula questionou a razão pela qual o Partido dos Trabalhadores, que já elegeu um presidente cinco vezes, conta com apenas 70 deputados. Ele também mencionou a baixa representatividade de outros partidos de esquerda, como o PCdoB e o PV. “Precisamos entender porque o povo não vota nos deputados e senadores de esquerda”, afirmou o presidente, ressaltando a necessidade de uma nova estratégia para reverter essa situação.

O evento, que ocorre em um estado governado por um adversário político, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), também foi marcado por tensões. Estudantes presentes no congresso se envolveram em discussões com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estava no local. Em 2022, Bolsonaro venceu na capital goiana com 63,95% dos votos no segundo turno.

Demandas dos Estudantes

A presença de Lula no congresso é vista como uma oportunidade para pressionar o governo por mais investimentos em educação. A UNE destacou a importância de dialogar diretamente com o presidente sobre as necessidades do setor. Os estudantes pediram melhorias, como a implementação do bandeijão e o fim da escala 6×1, além de se manifestarem contra a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“É uma oportunidade geracional de olharmos nos olhos do presidente e cobrarmos aquilo que é nosso por direito”, afirmou a entidade em suas redes sociais. Lula, por sua vez, reiterou que a esquerda deve estabelecer metas claras para as próximas eleições, visando aumentar a representação no Congresso e garantir que suas propostas sejam efetivamente discutidas e aprovadas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais