Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Eduardo Bolsonaro anuncia renúncia ao mandato para se dedicar aos EUA

Eduardo Bolsonaro desafia Alexandre de Moraes e considera renunciar ao mandato enquanto permanece nos Estados Unidos.

Licença de Eduardo Bolsonaro termina na segunda-feira (21) (Foto: Reprodução/YouTube)
0:00
Carregando...
0:00
  • O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro anunciou que não retornará ao Brasil e considera abrir mão de seu mandato.
  • Ele reside nos Estados Unidos desde março, temendo prisão pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga obstrução de Justiça.
  • Eduardo afirmou que seu trabalho no exterior é mais relevante e desafiou Moraes a solicitar sua extradição.
  • Ele enfrenta investigações que incluem coação e embaraço à Justiça, com possíveis implicações para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • A licença do parlamentar termina em breve, e ele pode perder o mandato por acúmulo de faltas.

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou que não retornará ao Brasil e considera abrir mão de seu mandato. Desde março, ele reside nos Estados Unidos, temendo prisão por parte do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga possíveis crimes de obstrução de Justiça.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Eduardo afirmou que seu trabalho no exterior é mais relevante do que suas atividades no Brasil. Ele declarou: “A minha data para voltar é quando Alexandre de Moraes não tiver mais força para me prender.” A licença do parlamentar termina em breve, e ele pode perder o mandato por acúmulo de faltas.

Eduardo enfrenta investigações que incluem coação e embaraço à Justiça. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou a gravidade das acusações, que podem ter implicações sérias para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também investigado por sua suposta participação em tentativas de golpe de Estado em 2022.

Estratégia de Permanência

A decisão de Eduardo de permanecer nos EUA é vista como uma estratégia para evitar um possível pedido de prisão. Ele mencionou que, enquanto está fora do Brasil, não está recebendo salário, mas sua assessoria continua ativa. O deputado busca apoio de lideranças políticas e do ex-presidente Donald Trump para implementar sanções contra Moraes.

Eduardo também desafiou Moraes a solicitar sua extradição, afirmando que não pretende ser refém de um sistema que considera injusto. Ele criticou a falta de normalidade democrática no Brasil, onde acredita que deputados de direita não têm as mesmas oportunidades que seus colegas de esquerda.

A situação de Eduardo Bolsonaro continua a se desenrolar, com desdobramentos que podem impactar significativamente a política brasileira e as relações internacionais, especialmente em um contexto de crescente tensão entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais