Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula busca diálogo com os EUA e promete resposta a tarifas elevadas

Lula planeja negociações com os EUA para resolver disputa tarifária, mas alerta sobre retaliações se necessário.

O presidente Lula fala ao JN sobre tarifas de Trump (Foto: Reprodução)
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a intenção de resolver a disputa tarifária com os Estados Unidos por meio de negociações diplomáticas.
  • Lula criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria contribuído para a deterioração das relações comerciais entre os dois países.
  • O Brasil não possui superávit comercial com os EUA desde 2008, acumulando um déficit de 90,28 bilhões de dólares nos últimos 16 anos.
  • O presidente mencionou a possibilidade de utilizar a lei de reciprocidade econômica para retaliar ações que prejudiquem a competitividade brasileira.
  • Lula também destacou a busca por novos mercados para produtos brasileiros e a continuidade das negociações com o escritório comercial da Casa Branca.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua intenção de resolver a disputa tarifária com os Estados Unidos por meio de negociações diplomáticas, mas deixou claro que o Brasil retaliará se necessário. Em entrevista ao Jornal Nacional, Lula criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ele, contribuiu para a deterioração das relações comerciais entre os dois países.

Lula destacou que o Brasil não possui superávit comercial com os EUA desde 2008, acumulando um déficit de 90,28 bilhões de dólares nos últimos 16 anos. Em 2024, as exportações brasileiras para os Estados Unidos totalizaram 40,33 bilhões de dólares, enquanto as importações chegaram a 40,58 bilhões de dólares, resultando em um déficit de 253 milhões de dólares.

Estratégias de Resposta

O presidente afirmou que buscará soluções na Organização Mundial do Comércio (OMC) e conversará com empresários dos setores afetados para determinar a melhor resposta. Lula mencionou a possibilidade de utilizar a lei de reciprocidade econômica, que permite ao Brasil retaliar ações unilaterais que prejudiquem sua competitividade. Contudo, ele não detalhou quais medidas seriam adotadas.

Lula também criticou a falta de ação da OMC, que enfrenta dificuldades operacionais devido à obstrução de nomeações pelos EUA. Apesar disso, o presidente reafirmou seu compromisso com o multilateralismo e a busca por alternativas que não impactem negativamente a economia brasileira.

Alternativas em Análise

Entre as opções em consideração estão a quebra de patentes de empresas farmacêuticas e a aplicação de sobretaxas em bens culturais. Essas medidas já estavam sendo discutidas desde o início da guerra tarifária iniciada por Trump em abril, mas ainda não foram implementadas. Lula enfatizou a importância de formular uma resposta que minimize os impactos para o consumidor brasileiro.

O presidente também mencionou a busca por novos mercados para produtos brasileiros, destacando que as negociações com os EUA continuam em outros níveis, como com o escritório comercial da Casa Branca. Embora ainda não tenha conversado diretamente com Trump, Lula se disse disposto a fazê-lo se necessário.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais