Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Fotógrafos europeus se revoltam contra exigências do Oasis em turnê

Agências de fotografia boicotam turnê do Oasis após restrições severas sobre direitos de uso de imagens, afetando cobertura da banda.

Liam e Noel Gallagher juntos após o show de estreia da turnê mundial do Oasis (Foto: Samir Hussein/Getty Images)
0:00
Carregando...
0:00
  • A banda britânica Oasis anunciou uma turnê de retorno para 2025, gerando expectativa entre os fãs.
  • A administração da banda limitou os direitos de uso das fotografias capturadas durante os shows a apenas um ano.
  • Essa decisão levou agências de fotografia a boicotarem a turnê, com o primeiro show marcado para Manchester, em 11 de julho.
  • A nova política contrasta com a prática comum de direitos vitalícios, dificultando o uso futuro das imagens.
  • A News Media Coalition registrou uma queixa após tentativas de renegociação dos termos, sem sucesso.

A banda britânica Oasis anunciou uma turnê de retorno para 2025, gerando grande expectativa entre os fãs. Contudo, a decisão da banda de limitar os direitos de uso das fotografias capturadas durante os shows a apenas um ano levou agências de fotografia a boicotarem a turnê. O primeiro show afetado ocorrerá em Manchester, nesta sexta-feira, 11 de julho.

A nova política de direitos autorais contrasta com a prática comum de direitos vitalícios, o que impede o uso futuro das imagens em publicações que homenageiam a banda. A News Media Coalition (NMC), que representa importantes veículos de comunicação britânicos, registrou uma queixa após tentativas frustradas de renegociação dos termos. Entre os membros da NMC estão publicações como The Guardian, The Telegraph e The Sun, além de agências como Getty Images e Shutterstock.

Andrew Moger, diretor executivo da NMC, destacou que a fotografia jornalística é fundamental para a narrativa cultural de artistas como o Oasis. Ele afirmou que o papel do fotojornalismo “não para depois de 365 dias”. A NMC pressionou a banda para oferecer melhores condições, mas as negociações não avançaram, resultando no boicote.

As agências de fotografia concordaram em manter a cobertura até o show anterior, mas a insatisfação com a nova política levou à decisão de boicote. A banda ainda não se pronunciou sobre a situação, que pode impactar a cobertura da turnê e a relação com a mídia.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais