- O Parque do Bixiga, idealizado por Zé Celso, será parcialmente utilizado como canteiro de obras para a Linha 19-Celeste do Metrô.
- A Prefeitura de São Paulo adquiriu a área por R$ 65 milhões após mobilização popular.
- A ocupação será de 9% da área total, cerca de 1 mil m², com duração prevista de três anos.
- As condições para a ocupação serão definidas em conjunto com o Metrô, que pretende minimizar os impactos ao parque.
- A licitação da Linha 19-Celeste está programada para julho de 2025, com início das obras em 2026 e conclusão prevista em 75 meses.
O Parque do Bixiga, idealizado por Zé Celso, será parcialmente utilizado como canteiro de obras para a Linha 19-Celeste do Metrô. A Prefeitura de São Paulo adquiriu a área por R$ 65 milhões após anos de mobilização popular. A ocupação será de 9% da área total, cerca de 1 mil m², e está prevista para durar aproximadamente três anos.
Localizado no cruzamento das ruas Jaceguai e Abolição, o parque ainda não foi implementado. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente informou que as condições para a ocupação serão definidas em conjunto com o Metrô. Após a conclusão das obras, a área será devolvida ao parque conforme acordos pré-estabelecidos.
O gerente de Projetos do Metrô, Carlos Eduardo Paixão de Almeida, destacou que a intenção é minimizar os impactos ao parque. A área será utilizada para instalação de escritórios, estacionamento e manobras, além de servir como ponto de desembarque para a tuneladora que escavará o túnel da nova linha. A assinatura de um termo de parceria entre a Prefeitura e o Metrô garantirá que ambos os projetos avancem de forma coordenada.
A licitação da Linha 19-Celeste está programada para julho, com início das obras em 2026 e previsão de conclusão em 75 meses. A nova linha terá 15 estações ao longo de 18 km, com capacidade para transportar cerca de 600 mil pessoas diariamente.
A criação do parque, que se chamará Parque do Bixiga, é apoiada por representantes do Teatro Oficina e movimentos de bairro. Eles propõem um grupo de trabalho conjunto com a Prefeitura para o desenvolvimento do projeto, que inclui a reabertura do Rio Bixiga, atualmente oculto. A definição do nome do parque ainda está em discussão, com sugestões que incluem homenagens a Zé Celso e Adoniran Barbosa.
Entre na conversa da comunidade