Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Manifestantes em São Paulo protestam contra tarifaço de Trump

Manifestantes protestam em São Paulo contra tarifas de Trump, exigindo resposta do governo brasileiro e criticando a postura do Congresso Nacional.

Trump e Bolsonaro viram alvo de manifestantes depois de tarifaço (Foto: Heitor Mazzoco/VEJA)
0:00
Carregando...
0:00
  • Manifestantes se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, em protesto contra o aumento de 50% nas tarifas de produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, anunciado por Donald Trump.
  • O ato ocorreu no dia 10 de agosto e criticou a interferência do presidente americano na política brasileira, associando a decisão ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • Os protestos também direcionaram críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e pediram ações do governo brasileiro em resposta à medida.
  • O deputado federal Guilherme Boulos, um dos organizadores, sugeriu que o Brasil responda com aumento de tarifas em reciprocidade.
  • Tarcísio de Freitas reconheceu o impacto negativo da tarifa e afirmou que sua gestão já iniciou diálogos com a embaixada americana.

Um dia após o anúncio de Donald Trump sobre um aumento de 50% nas tarifas de produtos brasileiros exportados para os EUA, manifestantes se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta quinta-feira, 10. O protesto criticou a taxação e a interferência do presidente americano na política brasileira, associando sua decisão ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os manifestantes, que exibiam cartazes pedindo a revogação da tarifa, também direcionaram críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), um dos organizadores do ato, afirmou que o governo brasileiro deve responder à medida de Trump com um aumento de tarifas em reciprocidade. “Se Trump imagina que aqui é ‘república das bananas’, tira o cavalinho da chuva”, declarou Boulos.

A taxação foi considerada absurda por outros parlamentares, como Rui Falcão (PT-SP), que destacou a relação entre a medida e a crise política envolvendo os bolsonaristas. Durante o protesto, foram apresentadas demandas, como a exigência de que o governo do estado busque a retirada da tarifa e que o Congresso Nacional atue em defesa do Brasil.

Reações do Governador

Tarcísio de Freitas, por sua vez, reconheceu que a tarifa imposta por Trump terá um impacto negativo, especialmente para São Paulo, que é um grande exportador para os EUA. Ele afirmou que sua gestão já iniciou diálogos com a embaixada americana e pediu uma postura sem ideologia do governo Lula para evitar prejuízos aos produtores brasileiros.

O tarifaço de Trump entrará em vigor a partir de 1º de agosto, e a manifestação também criticou a postura do Congresso Nacional. Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, foram alvos de críticas, assim como a jornada de trabalho de 6 x 1 e a taxação dos “super-ricos”.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais