Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

México lança projeto ambicioso para melhorar infraestrutura na periferia da capital

Governo de Claudia Sheinbaum investirá R$ 75,786 bilhões até 2030 para melhorar infraestrutura e serviços em áreas carentes da Cidade do México.

Um soldado limpa uma rua inundada na colonia Culturas de México, Chalco, em agosto de 2024. (Foto: Nayeli Cruz)
0:00
Carregando...
0:00
  • O governo de Claudia Sheinbaum anunciou um projeto de infraestrutura com orçamento de 75.786 milhões de pesos até 2030.
  • A iniciativa visa construir escolas, hospitais e melhorar o transporte em 10 municípios do Estado de México.
  • O plano inclui a construção de novos plantéis educativos, centros de saúde e melhorias em serviços essenciais, como água potável.
  • Sete secretarias do governo participarão da execução do projeto, que busca atender 10 milhões de pessoas em áreas negligenciadas.
  • O financiamento será dividido em 60% do governo federal, 30% do governo estadual e 10% dos municípios.

O governo de Claudia Sheinbaum anunciou um ambicioso projeto de infraestrutura para combater a pobreza e a desigualdade na Cidade do México. Com um orçamento de 75.786 milhões de pesos até 2030, a iniciativa visa construir escolas, hospitais e melhorar o transporte em 10 municípios do Estado de México.

O plano abrange a construção de novos plantéis educativos, centros de saúde, universidades e melhorias em serviços essenciais, como água potável e transporte. A proposta busca atender a uma população de 10 milhões de pessoas que vivem em áreas historicamente negligenciadas. Sete secretarias do governo estão envolvidas na execução do projeto, que reflete o lema “Por o bem de todos, primeiro os pobres”.

A situação nas periferias é crítica, com milhões de pessoas enfrentando condições precárias. A falta de infraestrutura adequada resulta em problemas como inundações e violência. A governadora do Estado de México, Delfina Gómez, e diversos prefeitos participaram da apresentação do projeto, que é considerado um dos mais relevantes do atual governo.

O financiamento será dividido em 60% do governo federal, 30% do governo estadual e 10% dos municípios. A proposta inclui a construção de 20 pontes para facilitar a mobilidade e a reabilitação de áreas afetadas por deslizamentos. Além disso, o plano prevê 12.438 milhões de pesos para melhorias em hospitais e unidades de saúde.

A educação também é uma prioridade, com a criação de 10.200 novas vagas em instituições de ensino técnico e a construção de centros infantis. O projeto busca não apenas melhorar a infraestrutura, mas também oferecer oportunidades para romper o ciclo da pobreza, que afeta mais de 46 milhões de pessoas no país.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais